você domina a intimidade?

bom dia. você é íntimo de verdade dos seus amigos e familiares? eles se lembram de você quando precisam de alguém? e você sabe estar por perto quando é preciso e, ao mesmo tempo, dá espaço quando necessário? porque é isso que sua marca vai precisar aprender, se quiser continuar sendo lembrada no futuro.

uma fonte de inspiração para os seus conteúdos, estratégia e uma pitada de insights para sua marca. 💭

RESUMO DA SEMANA

Hot takes pelo 🌎

🧱 Uma programa de creators diferente… A Lowe's (não a grife, mas a rede de lojas de materiais de construção), está lançando uma programa próprio de creators, procurando se aproximar da Gen Z e dos Millenials. O primeiro participante já tem nome — e muito peso: Mr Beast. Como será que essa parceria vai se suceder?

📱A presidência como franquia de marca. Trump lançou o Trump Mobile — com celular dourado a US$499 e plano “47” — transformando seu mandato em plataforma de produtos. Sneakers, fragrâncias, Bíblia, NFT, imóveis e agora telecom: tudo sob o mesmo guarda-chuva. Em vez de separar política de negócio, ele monetiza o capital simbólico da presidência, misturando fandom político com consumo. Um case de branding contínuo onde poder e produto caminham juntos.

📺 Dois caras, uma câmera e o novo noticiário da publicidade. A dupla de 27 anos por trás do Breaking and Entering criou o “60 Seconds of Advertising News”, um vídeo diário que virou vício na rotina de criativos e líderes do mercado. Gravado num escritório apertado e com energia digna de TikTok, o formato mistura acrobacias, memes e notícias do setor — provando que B2B também pode ser tão divertido quanto relevante.

🛍️ O Tiktok shop já saturou???? Fazem algumas semanas que a plataforma chegou ao Brasil e despertou curiosidade e estranheza, como falamos aqui. Mas agora, parece que está gerando saturação dos usuários também, que reclamam que metade dos vídeos da FY — ou até mais da metade — é sobre venda de produtos. Continue rolando pra saber mais sobre mkt sem interrupção…

🌐 Around the web: uma curadoria cool do nosso feed pro seu. Esses banners mostram como o brasileiro já nasce formado em marketing. Essas ativações de marca podem inspirar a imprimir a da sua marca. Talvez você não tenha visto essas campanhas por aí ainda.

LESSON OF THE WEEK

Brand Intimacy: a skill das marcas do futuro

🚨 Social media is dead — e já estamos falamos sobre isso há algum bom tempo.

Hoje, as marcas performam um espetáculo, interrompendo e disputando atenção. Por isso, o usuário está indo embora. Não completamente, mas para espaços mais reservados, como os chats privados.

🤷🏻‍♀️ Só que agora não dá pra chegar chutando tudo, se apropriando o que é privado sem cautela. Surge o desafio: se inserir sem incomodar, sem forçar a barra. Como? Com a próxima skill obrigatória dos times de marketing: Brand Intimacy.

Essa é a arte de dominar a intimidade de marca: saber aparecer do jeito certo, e as vezes, até em silêncio. Esqueça ser visto a qualquer custo, e preocupe-se em marcar presença sem exageros. E para chegar lá, sua marca precisa dominar essas três características:

Sensibilidade

🏬 Imagine que você está em um grande shopping. Na praça de alimentação, você lê: “pague 3 e leve 2”, “últimos dias de desconto”. Vê diversos estímulos visuais, garçons te oferecendo cardápios e buscando sua atenção.

📖 Agora, imagine que você entra em uma livraria, com um pequeno café. Você precisa seguir a loja no instagram para se conectar ao Wi-Fi — e esse é o máximo de interrupção que vão fazer com você na sua experiência.

💬 Os chats privados são como livrarias. Lugares de refúgio, onde escapamos da performance constante. Espaços onde as marcas vão precisar dominar a arte de aparecer com propósito, respeito e suavidade.

São marcas que não tentam ser o personagem principal, mas sim o pano de fundo da conversa, se adaptando às regras daquele mundo — e não tentando impor as suas.

A sensibilidade está em perceber o ambiente, o ritmo e o que faz sentido naquele contexto. Aqui, é quase que como o princípio da área de respiro do design: criar espaço.

Sinceridade

🤖 À medida que nos aproximamos do consumidor, torna-se ainda mais importante que a marca não se disfarce de ser humana, e abandone a tentativa de parecer algo que não se é.

Muitas ainda insistem nisso — como vemos em comentários forçados, respostas com memes e tentativas de parecer “gente como a gente”. Mas essa tentativa pode gerar o efeito oposto: o que chamamos de um uncanny valley da publicidade.

🔎Uncanny valley é quando algo tenta parecer humano… mas não convence. E, por isso, causa estranhamento.

As pessoas até aceitam anúncios, como parte do custo de usar plataformas gratuitas, mas forçar uma intimidade falsa já é percebido como desespero. Seja contextualmente relevante, mas transparente: mostre que sim, é uma marca falando. E tudo bem.

Intuição

Esse é talvez o ponto de maior incômodo para nós, profissionais de marketing. Porque essa nova intimidade nem sempre vai gerar os gráficos que a gente está acostumado a ver.

  • Não vai ter funil de conversão certinho, nem um dashboard com mil cliques em CTA. As interações íntimas vão exigir mais confiança na percepção, menos obsessão pela prova imediata.

👃🏻 É aqui que entra a intuição. O faro criativo, a leitura cultural, a escuta ativa. E o papel dos líderes seniores será justamente esse: nutrir essa intuição nas equipes e defender essas apostas — mesmo quando não houver dados suficientes.

Talvez a maior métrica dessa nova fase seja a associação emocional criada entre marca e pessoa. E isso, no fim das contas, é a verdadeira intimidade.

TRENDING NOW

Tudo o que você precisa saber sobre Cannes

A 72ª edição do maior festival de publicidade mundial se encerrou nessa sexta, e Brasil teve o melhor desempenho já registrado, superando nosso recorde que era de 2013. Garantimos 107 Leões, (30 a mais que ano passado) sendo 6 Grand Prix. Esses foram os nossos GP's favoritos:

Outros destaques que foram premiados:

Pedigree Caramelo”, da AlmapBBDO para Pedigree e “Pesquise Meu Corpo”, da Gut para Grupo Boticário.

Brasil 🇧🇷

Parafraseando Nizan Guanaes, O Brasil pode até andar impopular no Brasil, mas lá fora, tá bombando.

Fomos homenageados como Creative Country of The Year, com direito a trio elétrico na Riviera Francesa chamado “W do Brasil” e homenagem ao Washington Olivetto, com a esposa subindo ao palco e lançando o Instituto W.

Quick Links

🦉 O CMO do Duolingo fala sobre o humor depreciativo da marca.

🍎 A empresa da Maçã, que até 5 anos atrás não anunciava, foi homenageada como anunciante do ano. Veja o que o VP de MKT da marca tem a dizer sobre IA na publicidade.

🌞 Se você sempre teve curiosidade em ver como é um dia por la, esse reels te mostra.

🤝🏻 É assim que as marcas fazem ativações em Cannes. Simplesmente bizarras.

BYTES TO BITE
Um giro pelas últimas campanhas de destaque

👓 Oakley + Meta = rolê tech no pedal. Os novos óculos chegaram com câmera na armação e foco total em esportes como o ciclismo. É tipo ter um GoPro na cara — mas com estilo.

🖼️ Pela segunda semana seguida, o Canva aparece aqui — e com razão. A marca não fez só uma campanha de rua: transformou o outdoor em briefing de criativo. Em 14 OOHs diferentes, brincou com as dores e piadas internas do universo do design (tem até whiteboard em forma de billboard) e usou a própria estética do produto como linguagem.

🎬 O trailer do novo filme da Apple com Brad Pitt fez o feed – e o iPhone – tremer. No lançamento de “F1”, a Apple sincronizou vibrações hápticas com cenas de alta velocidade, criando uma experiência sensorial inédita direto no celular. Resultado? Sensação de estar na pista e um buzz digno de pole position. Uma jogada que coloca o trailer como ativo criativo—e não só anúncio.

☕ Pinterest virou produto. Literalmente. Pela primeira vez, a plataforma lançou um item co-branded com Emma Chamberlain. Onde toda a criação foi inspirada por pins e tendências da própria rede. Um jeito de mostrar que o Pinterest também sabe criar (e vender) desejo. Veja só.

🥔 Esse match deu… crocância. Tinder lançou as RelationChips — um snack doce e picante que simboliza o tempo que leva para um novo match virar namoro no app: 3 segundos (o mesmo tempo de comer uma batata chip).

🏃🏻 Maratona do Rio, conhece? Aposto que tava no seu feed. A edição deste ano dobrou de tamanho — em número de patrocinadores (com 35!) e em criatividade. A adidas criou um hub fixo de treino; a Betnacional botou influenciadores pra correr no Solteiros vs Casados com torcida oficial; e a Corona Cero brindou os 42km com cerveja sem álcool e clima de praia. 📲 No digital, destaque pro Itaú, com série-commerce no TikTok, e pra Claro, que usou IA pra gerar cenários personalizados pras fotos da galera. Veja mais aqui.

TRENDING TOPICS OF THE YEAR
Marcas precisam seguir a cultura 🔥

Para sempre ficarmos de olho nos principais assuntos abordados, deixamos aqui os que ficaram mais em alta segundo o Google Trends nesta última semana (top 5):

  1. Futebol (Mundial dos Clubes) ⚽

  2. Corpus Christi 👑

  3. Guerra (Irã, Israel)

  4. Ney Matogrosso 🎤

  5. Parada LGBTQIA+ 🏳️‍🌈

O que você achou da edição de hoje?

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até segunda-feira que vem, byeeeeee! 👋🏻

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