
decidi parar de anunciar.
se você já disse isso alguma vez ou até mesmo chegou a tomar essa decisão, você certamente deveria ter em mente que as consequências não são imediatas. no início, pode até parecer tudo bem, mas depois de algum tempo… é aí que a fogueira se apaga.
uma fonte de inspiração para os seus conteúdos, estratégia e uma pitada de insights para sua marca. 💭
RESUMO DA SEMANA
Hot takes pelo 🌎
👧🏻 A pré-adolescência está sumindo. O espaço entre criança e adolescente tá sendo engolido, e ocupado por marcas e consumo. É um jogo novo, onde o interesse de compra já começa cedo, com produtos que fazem essa geração pular etapas e querer ser “mais velho” antes da hora. Esse conteúdo explica tudo isso com muitas referências e é perfeito pra assistir enquanto almoça.
🧊 A Electrolux virou roteiro da novela Vale Tudo. A trama gira em torno de uma agência publicitária chamada Tomorrow Lab, que tem até conta fictícia no instagram. Os personagens apresentaram uma campanha REAL da marca: discutindo briefing, criação, estratégia... e depois o comercial foi pro ar no intervalo. Pra alguns, é integração orgânica. Pra outros, interrupção forçada. De que lado você tá?
📷 Esse ano o Instagram debuta. E com seus 15 anos, surge uma preocupação: como se manter relevante para a Gen Z? Geração que, segundo Mosseri, tem preferido o Tiktok ou Youtube, inutilizado o feed e consumido mais os stories e DMs. Por isso, agora o Instagram quer falar com eles, e investe em uma campanha sobre criatividade com figuras como Tyler The Creator e Rosalia.
🦁 Cannes já começou, e o Brasil chegou com força, como sempre. Estamos presentes em 17 dos 20 shortlists divulgados até agora, com trabalhos de mais de 30 agências e 40 marcas. África, VML e Almap lideram entre as mais indicadas. Este ano, o festival presta homenagem ao Brasil e a Olivetto — com direito até a declaração do filho dele. E, no meio disso tudo, Nizan Guanaes deixa uma provocação sobre o que Cannes diz, afinal, da nossa publicidade.
🔎 Yahoo ainda respira — e muito. Aos 31 anos, o veterano da internet ainda é mais visitado do que sites como ChatGPT, Instagram e LinkedIn — acumulando 1,6 bilhão de page views nos últimos meses. Essa semana, lançou uma função de IA no Yahoo Mail pra te ajudar a limpar a caixa de entrada. Nada revolucionário, mas deixa no ar uma pergunta melhor que qualquer inovação: como se fica relevante por tanto tempo?
LESSON OF THE WEEK
E se eu só parasse de anunciar?
Sabe aquele papo de que "marca se constrói no longo prazo"? Ele é verdade e você já sabe. Mas talvez, o que ninguém te contou é como exatamente isso acontece… e o que rola quando você simplesmente para de comunicar sua marca.
Muita marca acha que anunciar é como acender uma luz 💡: ligou, te veem. Desligou, somem. Mas na real, é mais como manter uma fogueira 🔥: se você para de alimentar, ela ainda brilha um pouco... até apagar.
Quando você começa a anunciar, já impacta quem tá pronto pra comprar — os famosos 3% do funil. O problema é que os outros 97% precisam de tempo e repetição.
Um trabalho consistente que cria o que a gente chama de disponibilidade mental: a chance da sua marca ser lembrada quando o consumidor finalmente entrar no jogo.

🔎 Só que memória tem validade. Se você para, ela começa a desaparecer.
🌀 É por isso que fazer marca não é uma campanha, é um ciclo. Você forma memórias, refresca essas memórias e tenta manter sua marca presente até o momento da decisão.
Mas quanto tempo leva até “funcionar”?
Depende. Do seu tamanho, do seu mercado, da frequência de compra, da concorrência, do investimento… Tudo isso influencia o quanto você consegue ser lembrado — e por quanto tempo. Mas existe, sim, um ponto de equilíbrio: um nível de awareness que sua marca consegue atingir e sustentar, se continuar investindo.
O problema? Muita marca para antes de chegar lá. Ou pior: chega… e depois desaparece. E quando volta a anunciar, precisa quase começar do zero. Saca só 👇🏻:

Esse gráfico mostra uma marca que parou de anunciar e outra que continuou em um período de três meses. Adivinha qual cresceu em top of mind?
Esse case vem direto dentro de casa. No grupo waffle, acompanhamos de perto os ciclos de presença das marcas que anunciam com a gente. Algumas vêm, fazem um barulho, e somem. Outras constroem uma cadência, seguem aparecendo e continuam crescendo. Ou seja:
📝 Quer continuar relevante? Então lembre que marca é uma fogueira: não precisa apagar pra parar de aquecer — basta parar de alimentar.
FUN OF THE WEEK
Crise (dos 20) de imagem
Pode entrar, RP — hoje o teste é prático. Como você lidaria com uma crise daquelas envolvendo uma gigante como a Puma?
Em dezembro de 2024, Marc Cucurella, jogador do Chelsea, foi o escolhido pra estrear a nova chuteira da marca: Puma Future 8.
O que ninguém esperava é que ele fosse escorregar em campo… duas vezes seguidas. E quando parecia que não tinha como piorar, ele ainda postou as chuteiras numa lata de lixo nos stories:
A publicação foi apagada pouco depois, mas já era tarde demais. Por isso, o time da Puma se deparou com duas opções:

A) Fazer do limão, uma limonada: aproveitando um fato que se tornou público para divulgar os benefícios do produto, resgatando a liderança da narrativa e ainda, usar o próprio Cucurella para isso. Mas como?
B) Fingir que nada aconteceu: multar/advertir o jogador, esperar a poeira baixar, e lidar com as centenas de comentários negativos em relação ao produto.
Pense sobre que você faria e continue rolando para descobrir qual foi a decisão da marca.
BYTES TO BITE
Um giro pelas últimas campanhas de destaque
❤️🔥 Tô atrapalhando alguma coisa? Yasmin Brunet e L7 estrelaram essa campanha de dia dos namorados com um fogo absurdo para YSL.
⚽ Esse time de futebol vendeu o Patrocínio das…. bolas. E não estamos falando da que rola no chão. Inacreditável e genial.
⌨️ Você entende a voz do Jacquin sem legenda? A estag aqui não… mas o Canva se uniu ao chef mais famoso do Brasil para resolver esse problema — alterando até a foto de perfil.
☕ Quantos cafés você já não tomou aqui? É a nova campanha do Starbucks no Brasil, que agora opera sobre o comando da Zamp, e busca reencontrar seu “imã” como nós já prevemos nessa edição aqui.
🍟 Quem tem Méqui vai à… Roma. É isso que sugere essa ativação da marca em um shopping na cidade, recriando uma escavação arqueológica fake.
🧋Bob's entrou na briga de gigantes. Nesse dia dos namorados, casais com as iniciais M+C ou B+K ganham um milkshake de cortesia.
🏎️ O trailer mais realista que você vai assistir. A Apple faz o seu iPhone vibrar para o trailer do filme F1, simulando um motor de um carro que você pode sentir. Descubra como assistir aqui.
TRENDING TOPICS OF THE YEAR
Marcas precisam seguir a cultura 🔥
Para sempre ficarmos de olho nos principais assuntos abordados, deixamos aqui os que ficaram mais em alta segundo o Google Trends nesta última semana (top 5):
Literatura de cordel 📜
Clubes de futebol (Inter, Portuguesa) ⚽
Israel 🌍
Dia de São Valentim 💘
Temperatura 🌡️
RESPOSTA DO FUN OF THE WEEK
A Puma escolheu a letra A. Uma semana após o sucedido, Cucurella apareceu no Instagram com um novo modelo de chuteiras da marca, ao lado de uma placa de piso molhado e a seguinte tagline: “Não é sobre como você cai, mas sim, sobre como se levanta denovo”. No jogo seguinte, com o novo sapato no pé, o jogador fez seu primeiro Gol na Premier League — e a internet foi ao delírio.

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até segunda-feira que vem, byeeeeee! 👋🏻

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