23/09/2024

Disney tem seu clube secreto, a ousadia para a diferença, a reciclagem dos apps e a importância do feedback.

você está entre os poucos

bom dia. existem experiências que são feitas para todos, mas algumas são destinadas apenas para aqueles que conseguem enxergar para além do comum.

uma fonte de inspiração para os seus conteúdos, estratégia e uma pitada de insights para sua marca. 💭

TREND TO WATCH
‼️ Aqui você não entra: clube 33 — o private club da Disney

Como criar algo tão exclusivo que as pessoas fariam qualquer coisa para ter? Você o esconde bem debaixo dos nossos narizes e limita o acesso.

A Disney domina essa arte. Imagine um lugar onde só a elite pode pisar, uma sociedade tão exclusiva com pouquíssimas informações sobre. Esse lugar é o Club 33 no parque da Disney, o membership club misterioso, com experiência gastronômica e social super exclusiva.

  • A Disneyland da Califórnia recebe cerca de 50,000 visitantes todos os dias, mas são esses 10-15 membros que ela não vê todos os dias que mantém o parque funcionando.

Afinal, ele não é para qualquer um. Com uma taxa inicial de $50K, uma anuidade de $15K, e uma lista de espera de 15 anos, entrar nesse círculo não é para os fracos de coração. Mas para quem consegue, é uma porta de entrada para construir relações com a crème de la crème.

Escondido em plena vista, o clube fica localizado no meio do parque. Não tem nenhum branding que evidencia o seu local, apenas o número 33 que você só reconhecerá se for um membro, mas basta um olhar mais atento para a entrada, e você perceberá que ele está ali.

Take a look 👀 —>

Informações sobre ele são limitadas. No site, você encontra esta nota: "À medida que as oportunidades de membership são avaliadas, o Clube 33 poderá entrar em contato com você para obter mais informações.” O "poderá" entrar em contato com você, ahh, o suspense…

Mas a verdadeira magia do Clube 33 não é apenas sua exclusividade, mas sua sustentabilidade. Em 2024, o foco dos negócios está menos no "quantos", mas no "quem". Quem participa dos seus eventos? Quem se inscreve nos seus serviços?

Enquanto a Disney encanta as massas com seus conteúdos família e preços de luxo acessíveis, o Clube 33 lhes dá a capacidade de capturar um nicho de mercado que de outra forma seria inacessível, proporcionando maior ROI e elevando a marca a um patamar de prestígio.

A Disney é só uma das marcas que utilizam private clubs como estratégia de comunidade. Marcas de luxo como Harrods, Ralph Lauren e Prada também têm seus próprios clubes, onde buscam oferecer mais do que seus produtos, proporcionando experiências e hospitalidades incríveis para reunir pessoas exclusivas e gerar experiências exclusivas. Sua própria lifestyle community.

🔮 Descubra tudo sobre o clube aqui

POR DENTRO DAS AGÊNCIAS
Feedback B2B

Por Paulo Loeb, CEO da Fbiz

Assim como um namoro pode se transformar em casamento, o job pontual pode evoluir para um cliente fixo. É quando surge a necessidade de um planejamento mais estruturado e de longo prazo. A empolgação dos projetos isolados cede espaço à estabilidade de uma estratégia consistente, na qual expectativas e responsabilidades se ampliam, exigindo um investimento mútuo e constante. É assim na relação entre agências e anunciantes. É assim na vida.

Quando as coisas chegam a esse ponto, mais pessoas se envolvem, novas ferramentas são introduzidas e, naturalmente, surgem novos desafios, que exigem um alinhamento mais profundo, diálogos abertos e, acima de tudo, frequentes. Sem essa troca clara, sincera e recorrente do feedback B2B, a parceria pode perder força aos poucos.

“Todos nós precisamos de pessoas que nos deem feedback; é assim que melhoramos.” Não fui eu, mas Bill Gates que disse isso. Precisamos de avaliações regulares com critérios bem estabelecidos para ajustar o rumo, corrigir falhas e celebrar conquistas. Ou seja, tanto quantitativos quanto qualitativos, os feedbacks podem abrir espaço para incentivos que impulsionam ainda mais a evolução da relação.

Há quem acredite que esse processo pode tornar a relação burocrática e fria, mas isso não condiz com a realidade. Assim como em um casamento, o equilíbrio entre rotina e criatividade é essencial. As parcerias mais duradouras entre grandes anunciantes e suas agências provam que a combinação de inovação constante e uma base sólida de confiança é o segredo para manter a ousadia, o entusiasmo e a paixão do início, quando tudo ainda tinha a energia de um namoro.

Sou Paulo Loeb, CEO da Fbiz. Me formei em Administração de Empresas pela ESPM e tenho pós-graduação pela Fundação Getulio Vargas (FGV-SP), além de um MBA pela Emory University, em Atlanta, nos Estados Unidos. Trabalhei por três anos na gerência do departamento de marketing da Unilever e, mais tarde, como consultor de marketing na BrightHouse, nos Estados Unidos. Em 2012, assumi o cargo de vice-presidente de agências no IAB Brasil. Sou também autor do livro “B2B Rocks!”

LET'S TALK DIGITAL
Estamos só mudando a embalagem dos apps?

🪄 Pense nas redes que você usou na adolescência, e agora, as compare com os apps que você usa hoje. Suas interfaces, interatividade e velocidade podem ser bem distintas, mas será que a essência e premissa inicial não são as mesmas?

Muito ouvimos falar sobre a internet e as redes sociais estarem chegando ao seu fim, mas pouco se fala sobre o fato de que isso já foi previsto várias vezes no passado. Quer um exemplo? Os próprios influenciadores do Vine, como Logan Paul e King Bach, previram o fim da plataforma antes de seu declínio em 2017, por ela não ser eficiente na monetização. Dito e feito.

  • Na época, tanto os criadores, quanto os usuários da rede, acabaram ficando meio sem rumo: uns migraram para o Dubsmash, posteriormente, para o Musically, e por fim, ao TikTok — essa grande potência como conhecemos hoje.

🕵🏼‍♀️ O curioso é que todos esses 4 apps seguem a mesma ideia: foco no áudio e vídeo. É como se a mesma base de consumidores e produtores tivessem apenas mudado de canal, mas com a lógica de interação praticamente intacta.

Essa história se repetiu várias vezes nas últimas décadas: do Myspace ao Facebook, do Flickr ao Instagram, do Tumblr ao Pinterest. A sensação é que estamos num looping de idas e vindas.

Hoje, por mais que tenhamos tecnologias mais avançadas — como a IA, que leva a experiência do usuário a outro patamar — no fim do dia, o nosso comportamento se mantém muito do mesmo, apenas evoluindo para acompanhar as mudanças sociais e techs.

Para as agências e marcas, o desafio está em como inovar em um cenário que parece estar sempre se reciclando. Uma boa saída pode ser utilizar dos 3R's: reciclar aquelas tendências que você acredita — e são compatíveis com seu branding; reutilizar aqueles que performam bem e, assim, reduzir os esforços em vão para aqueles conteúdos que não geram retorno.

BRAND MARKETING CASE STUDY
Você ousa ser diferente?

Toda marca tem um segredo. Aquele killer move 🔪 que a coloca na frente dos seus concorrentes. E a Oatly acertou em cheio no dela.

  • A marca sueca conseguiu atrair consumidores de todo o mundo, tornando-se líder no mercado de leite à base de plantas.

Mas como? Eles não responderam a uma necessidade já existente, eles criaram uma. Fizeram uma pergunta simples (e até meio boba): “Como podemos vender leite de aveia para quem não bebe e nem quer beber?”

Ao invés de ir atrás do pequeno mercado dos consumidores que já evitam leite 🥛, eles foram direto ao mercado gigantesco dos bebedores de leite de vaca, que até então não se interessavam pela categoria.

The strategy

Evitaram confiar apenas em campanhas de mídia massiva, e foram direto para a linha de frente: a cultura e lojas de café. A Oatly se uniu às melhores e mais trendy cafeterias artesanais dos EUA, trazendo embalagens e comunicações super distintas, que ajudaram a marca a se destacar nesses ambientes, e ainda aproveitaram o timing da tendência “flexitariana” para se consolidarem como ícones na categoria.

Além disso, adotaram outras estratégias, como sustentabilidade como valor central, simplicidade e autenticidade na comunicação (check out o insta deles), construção de cultura/lifestyle, e um foco claro na qualidade.

Com humor e criatividade, suas campanhas de marketing e conteúdos não convencionais criam uma conexão pessoal com os consumidores, o que fortalece ainda mais o vínculo com a marca.

Vamos relembrar alguns dos nossos anúncios favoritos deles. 👇🏻

🔎 Tá sem óculos aí? Clique aqui e veja os anúncios na íntegra.

BYTES TO BITE
Um giro pelas últimas campanhas de destaque

💬 Whatsapp lança campanha com Gilberto Gil e sua neta, Flor Gil, destacando a segurança do app e o afeto entre os artistas. Teve até show de lançamento do ad nos Arcos da Lapa, veja só.

🦉 Duolingo aposta no marketing de guerrilha no show da Charli XCX. Na abertura da turnê, um grupo de 20 funcionários voluntários usou máscaras do mascote Duo, chamando a atenção do público e da cantora. O vídeo viralizou no TikTok, com mais de 2 milhões de visualizações.

🛏️ Ikea transforma janelas em outdoors enquanto as pessoas dormem! Em uma campanha inovadora, Ikea distribuiu persianas grátis para "sleepfluencers" suecos, que do lado virado para fora mostrava produtos da linha de sono da marca. O slogan? "Good nights make better days."

🔴 Ketchup sabor censurado! Heinz mostra que seus produtos são tão marcantes que nem precisam de rótulo para despertar desejo e curiosidade de prová-los. No lançamento do seu novo sabor, a marca incentiva os consumidores a identificarem o gosto sem ler o rótulo.

📱Something old: Esses anúncios estáticos de aparelhos celulares nos anos 2000 são icônicos. Perceba como cada modelo era super individual e autêntico, muito diferente do que vemos hoje. Let's make ads (and products) this cool again!

JUST FOR FUN 🤪
Guess the rival

🤷🏼‍♀️ Será que você consegue acertar qual a marca rival dessas duas pioneiras de mercado? Let's try it out.

🍿 Quem é o principal concorrente da Netflix?
a) Amazon Prime
b) HBO max
c) Disney +

🍫 E da Cacau Show?
a) Brasil Cacau
b) Kopenhagen
c) Dengo

(Continue rolando para descobrir a resposta.)

TRENDING TOPICS OF THE WEEK
Marcas precisam seguir a cultura 🔥

Para sempre ficarmos de olho nos principais assuntos abordados, deixamos aqui os que ficaram mais em alta segundo o Google Trends nesta última semana (top 5):

  1. Clubes de futebol (Atlético, Manchester, Fluminense) ⚽️

  2. Datena (Jornalista e apresentado de TV) 📺

  3. Campeonatos de futebol (UEFA, Libertadores, Copa Sul-America) 🥅

  4. CMSP (Centro de Mídias SP) 📸

  5. Pablo Marçal (Empresário e político) 💂🏻

Before 👋🏻 coisas que você precisa saber

Uma rodada pelo 🌎 do social: Agora o TikTok te permite “deletar e re-editar”, Bluesky atinge 10MM de users, Insta adiciona conta para os teens, X dribla bloqueio pelo STF e volta a funcionar (durou muito pouco) e Substack introduz live.

🎮 Roblox é o novo metaverso? O jogo tem se inserido cada vez mais no mercado do varejo, contando com mais de 200 marcas parceiras. Confira essa entrevista e entenda como eles tem comercializado itens digitais de luxo para marcas como Adidas e Lamborghini.

🍊 Qual o sonho de toda agência? Essa pesquisa buscou entender qual a conta mais desejada entre os publicitários, aquela que todos sonham em criar uma campanha para. Pra te ajudar a acertar antes de clicar: passou por um rebranding recente e é fã de uma diva pop aí. Pegou?

RESPOSTA DO TRIVIA

Independente da sua resposta, você errou. Nenhuma dessas marcas possuem, como maior concorrente, marcas do mesmo setor.

📎 A Netflix tem o YouTube como principal rival, que, mesmo não sendo uma plataforma de streaming, rouba clientes da Netflix com seu entretenimento. Já a Cacau Show, ao contrário do que pensamos, não concorre majoritariamente com fábricas de chocolate, e tem a Boticário e Natura como concorrentes. Isso porque todas elas se posicionam como marcas para presentear, vinculadas a momentos especiais.

Nem sempre é sobre o produto, mas sim sobre o posicionamento. A estagiária aqui quis te induzir ao erro, rs. Mas era por uma boa causa, agora você aprendeu algo novo.

Qual foi sua coluna preferida?

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até segunda-feira que vem

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