é o que você vai ganhar essa semana. use-as com sabedoria. que seja um 2025 maravilhoso para todos nós!
uma fonte de inspiração para os seus conteúdos, estratégia e uma pitada de insights para sua marca. 💭
Vocês votaram a estagiária escutou. Na semana passada, recebemos centenas de respostas sobre os acontecimentos favoritos no mercado publicitário em 2024. É hora de relembrarmos tudo — sempre com uma pitada de insights ou informações que você ainda não sabia. Leeeet's GO! 🚦
Só podia ser ela: a campanha dos calvos do BK. Essa foi destaque em 2024 e levou o ouro pra casa. Teve gente tirando a peruca e até raspando a cabeça pra garantir um Whopper de graça. Brasileiro gosta de uma gratuidade dessas, dava pra sentir o cheiro de viral de longe.
🥈 Prata para “Nubanc” por Matt LeBlanc para o Nubank. Um mundo roxo com o Joey de Friends foi a receita do sucesso. A agência Wieden+Kennedy SP entregou um filme de 6 minutos que uniu nostalgia e o sonho de consumo millennial.
🥉 Bronze vai para “Morumbis”. Mais um hit da David para o Bis, da Mondelez, com um trocadilho que ninguém esperava, mas todo mundo amou. Ps: essa é a fav da estagiária.
🧠 Seria o TOP 3 do ano? E o que há de similaridade entre cada uma delas?
Todas apostaram no humor. O BK traduziu uma oferta inusitada em um movimento cultural — fazer parte do "calvo do BK" virou identidade. Nubank tocou na nostalgia de uma série e personagem de comédia global, mas soube adaptar ao mercado brasileiro. Já a Bis apostou no humor local e na simplicidade, provando que criatividade e timing são mais importantes que o orçamento.
Esse espaço no Ibirapuera encantou geral e levou ouro na categoria de ativações. Aos cliente Ultravioleta, é como uma sala VIP de aeroporto, com snacks, vestiários e espaço para coworking. Veja aqui por dentro. | 🧠 É o Nubank surfando em uma tendência de mercado: a de geração de conexão, senso de pertencimento e coletividade. |
🥈 A “Placa Gandula”, da Gut para o Mercado Livre, é uma daquelas ideias que a gente vê e pensa: "queria eu ter pensado nisso primeiro”. Genial e dispensa explicações, prata merecido!
🥉 Por fim, a Tirolesa da Heineken no Rock in Rio levou o bronze. Veja aqui a vista e a manutenção que rolou ao vivo — ativação tem que lidar com imprevistos!
Além do sucesso absurdo dos Carmeds e das colaborações do produto, a farmacêutica deu aulas em gerar brand awareness, usando da imagem dos executivos da família que lidera a empresa pela estratégia de thought leadership.
🧠 As pesquisas no Google pela palavra "Cimed” nos últimos 12 meses te provam:
🥈Burger King e Itaú: Na prata, rolou empate técnico. O BK foi gigante nas campanhas e ações promocionais: rolou a do voto, dos alunos do ENEM, dos nomes de halloween, entre outras. Já o Itaú, trouxe ninguém menos que Madonna ao Rio, além das suas campanhas tradicionais impactantes. Esse empate tá merecido!
O 🥉 Mercado Livre entrou no terceiro lugar, e o highlight vai para a ativação da gandula.
É ele! O Cazé. Com quase 16 milhões de inscritos, ficou ainda mais conhecido durante as transmissões dos Jogos Olímpicos de Paris, que contou com 50 milhões de espectadores no total. Histórico! Ele se consolida como referência em streaming esportivo no Brasil, mostrando a mudança no consumo desse nicho.
🧠 You'd like to know: as transmissões olímpicas da CazéTV representaram mais de 50% do valor de cotas de patrocínio de grandes eventos como o 'Big Brother Brasil'.
🥈 Ame ou odeie, a CEO da Wepink, mãe das Marias e esposa do Zé Felipe, Virgínia Fonseca, está no segundo lugar. Seus 52 milhões de seguidores fiéis geram um engajamento absurdo e inegável.
🥉 Por fim, no bronze, quem levou foi nossa musa fit Manu Cit! E esse foi realmente o ano dela: seus negócios alavancaram — principalmente a Guday — e seu nome foi grande destaque — muito impulsionado pela mudança de vida após desistir da medicina.
A primeira collab que apresentou os dois produtos, cada uma com sua variação. Eles estiveram disponíveis em grandes redes como Walmart, e dividiram opiniões sobre o sabor. O famoso fale bem ou fale mal, mas fale de mim.
🥈Creamy e The Coffee foi a segunda collab mais votada. A união da cafeteria com a marca de beleza gerou lipbalms cheirosos e fofos. Confira aqui.
🥉 A Havaianas e Dolce & Gabanna se uniram para provar que luxo e simplicidade podem cocriar sim! Ficaram em terceiro lugar e fizeram buzz na internet. Me diz, você pagaria R$2500,00 num chinelo?
O uso da nostalgia enquanto sentimento humano para mobilização, comoção e emoção do público, em campanhas, ativações e produtos. Algumas marcas que fizeram isso em 2024 foram o Walmart e Shopee.
🧠 Funciona porque o apelo à nostalgia não é só resgate do passado, mas uma maneira de ativar emoções que conectam o consumidor à marca. A nostalgia bem executada une gerações e transforma campanhas em fenômenos culturais. Para marcas, isso significa mais do que vender produtos: é criar memória afetiva.
🥈 Corrida. A alta do esporte influenciou o segmento de wellness, alimentício e moda. Mais de 150 mil provas de rua foram realizadas no país em 2024.
🥉A Democratização da IA. A expansão do CHAT GPT e o uso de novas IA's na criação audiovisual foram visíveis nesse ano, e um highlight é o lançamento da Sora, a absurda IA de criação de vídeos da OpenAI.
Além dos gigantes mencionados acima, tem alguém que você conhece que também sabe fazer conteúdo muito bem feito. Estamos falando do grupo waffle — modéstia a parte, rs.
Como não podemos ficar de fora dessa lista, a estagiária resolveu compartilhar um pouco dos highlights de dentro de casa. Bora nessa?
🦄 Depois dessa, né? (risos) O the bizness leva o prêmio de news predileta. Conversa bastante com o trend report, mas trazem sempre uma abordagem mais voltada para negócios e números. Confira aqui uma das edições preferidas de 2024.
🗞️ Quase que você não percebeu que era um anúncio, né? Essa é a proposta desse conteúdo em newsletter para True Source, marca parceira que promove foco e concentração.
🎙️ No podcast diário do the news, um destaque foi o episódio especial de Black Friday em que entrevistamos Roberta Donato, Diretora Sênior do Mercado Livre, onde falamos sobre a polêmica dos descontos na semana da Black. Uma forma de criar branded content leve e fácil de consumir. Escute completo aqui! (minuto 12:31)
![]() | 🔋 Esse conteúdo que fizemos para a Push and Pow, marca de energético saudável, tem fit demais com a rotina da galera do escritório. |
🧇 Se a empresa que você trabalha tivesse um daily, quantas pessoas iriam gostar de assistir? Na nossa, a resposta é 52 mil — o número de seguidores do nosso perfil @grupowaffle no instagram. Lançado nesse ano, é a conta que noticia a construção da marca em tempo real. Se você não está incluído nesse grupo, tá perdendo os stories do escritório mais bem-humorado do BR.
🍪 Para o lançamento do Bauducco Speculoos, criamos diferentes formatos conteúdos, incluindo reels, newsletter e podcast. O resultado? Você confere aqui se ler até o final.
![]() | 🤣 Dispensa comentários, risos. |
Números podem ser difíceis, mas com toda certeza são úteis. A ideia aqui hoje é te mostrar alguns dos gráficos mais legais de 2024 e te fazer adivinhar alguns termos. Você terá a visualização completa ao final da edição. Bora lá?
Esse gráfico mostra o volume de pesquisas no Google pelo nome cada rede social. Ocultamos elas: Facebook, Instagram, Whatsapp e Twitter (X). Você consegue completar as lacunas com as redes corretas?
(continue rolando para descobrir a resposta)
Nessa semana, vamos fazer diferente. Entre Calabreso, Casca de Bala e Diddy, estão algumas das pesquisas mais frequentes no Google em 2024 no Brasil. Clique aqui para conferir a lista completa das buscas mais recorrentes.
🥪 Já pensou em pedir um lanche sem endereço de entrega? Imagina um desses no trânsito de São Paulo… sonho.
🎄 Ainda no mood natalino, esse vídeo narra as campanhas de moda mais icônicas do período. Arte pura!
🚨 Chega de #publi tudo igual. Se inspire com esses creators que criaram campanhas relativamente simples, mas disruptivas.
Confira o gráfico completo aqui. E aí, acertou?
Obrigada por todos os votos! O sorteio já foi realizado e a pessoa que terá a oportunidade de escrever uma coluna só sua já foi sorteada. Parabéns ka****[email protected]! Já te avisamos por e-mail e estamos animados para te ter por aqui. Até breve e um feliz ano novo à todos!
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