30/09/2024

Todo artista é uma marca? Hora de Gen Alpha, O2O e crise de marca

tchau gen z, oi gen alpha

bom dia. as coisas tem sempre um começo e meio. o fim só existe para quem não percebe o recomeço.

uma fonte de inspiração para os seus conteúdos, estratégia e uma pitada de insights para sua marca. 💭

COMPORTAMENTAL
Tem turma nova no pedaço…

🔮 Deixa a gente adivinhar: você trabalha com marketing e não aguenta mais ouvir a expressão “Gen Z”.

Essa busca incessante por decifrar os padrões de consumo das gerações sempre aconteceu, e precisa continuar acontecendo, mas com cautela. Para trazer novos ares, hoje vamos dar uma variada e olhar para uma geração ainda mais nova, a Gen Alpha.

Essa aqui é a Nutter Butter, uma marca de biscoitos estadunidense, que tem causado estranhamento e popularidade nos últimos meses ao dobrar sua audiência no TikTok em apenas duas semanas. O ponto bizarro está nas suas publicações completamente sem nexo, com humor duvidoso e até meio creepy, que tem feito sucesso entre aqueles nascidos a partir de 2010, nossos Alpha's. Explore mais sobre aqui, be safe, rs.

Ainda é muito cedo para afirmar certezas sobre os Alpher's, mas já sabemos algumas coisas, como suas marcas favoritas e o fato de que aparentam se portar de maneira única na internet, afinal, são a primeira geração a lidar com ela desde que nasceram - os famosos iPad kids.

Antes de você se desesperar com mais uma geração pra decifrar, lembre-se que um dia já pensamos o mesmo sobre os Millenials e Gen Z. Essas são fases de um ciclo que já vivemos, e que segue em constante evolução. Sempre será difícil decifrar os códigos de uma geração que não nos pertence.

Em uma entrevista, o próprio time de social media da Nutter explica que, se o post faz sentido demais para o time, ele não performa bem: "Não somos os consumidores alvo. Na verdade, quanto menos entendemos o conteúdo, melhor".

E para além de não nos pertencer, talvez simplesmente não seja a hora de entendê-los. Com no máximo 14 anos, eles ainda não possuem poder de compra. Como vamos estudar seus hábitos de consumo se eles ainda estão sendo formados?

👀 Por hora, o que podemos fazer é acompanhar quem tem conseguido chamar atenção além da Nutter: Sephora e Drunk Elephant são outros cases de sucesso.

🧘🏼 É só o início dos Alpher's no mercado, e por mais que seja importante mantermos nossos olhares voltados para o que está em alta, isso não pode mudar antes da hora. Se quiser aprofundar mais, clique aqui. Mas sem ansiedade, turma.

C-LEVEL'S TALK
Como a IA pode te ajudar a investir no funil completo de marketing?

Os modelos de atribuição e marketing mix estão sempre no centro das discussões de investimento em mídia, ainda mais quando queremos inovar e acompanhar toda a jornada omnichannel do consumidor.

Um modelo simplista de atribuição não funciona. Afinal, a jornada do consumidor é um verdadeiro jogo de pinball — cheia de idas e vindas. Por isso, é necessário contar com uma variedade de parceiros, plataformas e tecnologias que nos ajudam a compreender melhor as audiências e alocar mídia de forma eficiente.

👋🏻 Prazer, sou a Kika Agostini, CDMO da Bayer na América Latina, e hoje vou compartilhar como temos feito isso por aqui.

Para enfrentar esse desafio, fizemos uma parceria com o Google e testamos uma nova ferramenta de IA para a campanha da marca Redoxon. No setor farmacêutico, 90% das vendas acontecem em lojas físicas, então entender o impacto do investimento em digital é fundamental.

Foi aí que desenhamos um projeto de O2O (Online to Offline) usando a ferramenta PMAX, movida por inteligência artificial. Ela atingiu os consumidores de forma otimizada nos diferentes canais do Google, cruzando esses dados com as vendas nas lojas físicas. Trabalhamos diretamente com uma rede de farmácias e dados de inteligência de mercado para conseguir medir a efetividade de uma campanha digital em levar visitas para lojas físicas.

E o resultado? Um aumento de 8,4% no market share na região da campanha (crescimento de 5,5% em comparação com a média nacional). 📈

Casos como esse nos mostram o poder da IA e das plataformas tecnológicas para entender a jornada do consumidor e apostar cada vez mais em estratégias integradas.

Você também já está usando IA na sua estratégia? Conta para a gente clicando aqui.

LESSON OF THE WEEK
Só talento basta para ser artista?

Será que talento é o suficiente para alcançar o topo? Ou será que cada artista é, na verdade, uma marca com uma poderosa equipe de marketing por trás? Fomos olhar alguns dos artistas no top chart e podemos observar que todos têm alguma estratégia. Let's check it some out:

🎤 Billie Eilish: A cantora surpreendeu seus 114 milhões de seguidores ao colocá-los na lista de “melhores amigos” no Instagram. A ideia era fazer os fãs se sentirem parte do seu círculo próximo enquanto ela lançava o álbum “Hit Me Hard and Soft”. Dito e feito, as pessoas ficaram surpreendidas, se sentirem especiais, fora que os stories de "melhores amigos" aparecem primeiro. As pessoas adoram se sentir especiais, criar esse tipo de conteúdo exclusivo, seja em canais privados ou newsletters para compartilhar conteúdo exclusivo, pode manter o público fiel.

🤘 Twenty One Pilots: Apesar da ideia de que o público tem pouca atenção, esses dois músicos conseguiram construir uma narrativa longa e complexa em seis álbuns. O segredo? Eles criaram uma história densa e cheia de camadas, fazendo com que os fãs se mantivessem engajados. Isso mostra que se a narrativa for cativante, a atenção do público pode ser infinita.

👑 Taylor Swift: A rainha do marketing. Mais do que música, Taylor constrói uma conexão profunda com seu público por meio de storytelling, presença omnichannel, ações exclusivas e lançamentos-surpresa. Seus shows oferecem uma experiência imersiva, e suas parcerias estratégicas e constantes reinvenções, como a regravação de seus álbuns antigos, mantêm sua marca atualizada. E até mesmo seus relacionamentos conturbados geram buzz e conversas orgânicas, garantindo sua constante presença em evidência.

💥 Anitta: Ela mesma já disse: "Anitta é uma personagem que criei para ter força. As fraquezas são minhas, da Larissa." A cantora entende sua marca e se posiciona como tal. Desde do seu início com "Paradinha", em 2017, ela tem se envolvido em collabs estratégicas fora do mundo da música com marcas como Cheetos, iFood e C&A.E até se tornou conselheira do Nubank e sócia da NotCo — — influenciando o meio por meio das marcas. Além disso, ela soube aproveitar nichos e ir crescendo, mantendo-se sempre na boca do povo. Na sua série na Netflix você consegue ver como ela saiu da periferia para dominar o cenário da música no mundo todo.

🎸 Gustavo Mioto: Alguns podem argumentar que ele é tão bom cantor quanto a maioria dos seus colegas sertanejos. Mas o fato do seu pai dominar o setor de música sertaneja no Brasil pode ter lhe dado algumas vantagens. Uma de suas táticas é a escassez de shows. Com menos apresentações, cada show se torna um evento mais exclusivo, criando maior demanda e aumentando o impacto e o valor do trabalho do artista. “A saudade é um sentimento muito forte” disse o cantor, e se você souber como trabalhá-lo é outra história.

No fim das contas, parece que um bom plano de marketing se entrelaça com a arte, tornando-se tão crucial quanto a própria habilidade artística. Quantos artistas você já não viu que têm uma voz maravilhosa, mas não tem o tamanho reconhecimento e visibilidade que deveriam ter pelo seu talento? E esse dilema se aplica a tantas outras áreas — do futebol aos atores, até mesmo ao nosso próprio trabalho.

BYTES TO BITE
Um giro pelas últimas campanhas de destaque

👟 ASICS critica a cultura superficial de bem-estar nos escritórios. A nova campanha traz Brian Cox, o chefe abusivo de “Succession”, para questionar práticas superficiais de bem-estar nos ambientes de trabalho e incentivar pausas ativas durante o expediente.

👻 Flagrou um fantasma na câmera? Esse vídeo pode valer $100K! Esse foi o desafio de Halloween lançado pela Ring, marca de câmeras de seguranças. Convidaram os usuários a enviar vídeos da Ring mostrando atividade paranormal para concorrer ao prêmio.

🎯 Hotmart deixa seus experts à disposição de Boninho. Ao saber que ele está "querendo voar solo e viver novos sonhos", a marca fez um convite em OOH no caminho do Projac, oferecendo seus especialistas do mercado digital para ajudá-lo — até mudaram seu site só por ele!

🤳🏻 Uma rodada pelas melhores publis de creatores: o cara que foi traído por uma vaca; o conteúdo do creator é o mesmo, mas é publi. Essa aqui se inspirou no BBB, formato de reality queridinho pelos brasileiros. O storytelling de Silva Braz com Natura e N1 strikes em Paris again.

Something old: Who gives a crap? Em um momento em que o humor está impulsionando o sucesso das marcas, vamos relembrar quando essa marca de 🧻 renovável ocupou todos os espaços publicitários do jornal para pedir que os bumbuns do país salvem o planeta.

JUST FOR FUN 🤪
Guess the brand

🤷🏼‍♀️ O valor da sua marca é o reflexo da impressão que você deixa. Essa marca 👇🏻 é conhecida tanto pelas campanhas de marketing inovadoras quanto por superar desafios de imagem. Mostrando que o verdadeiro teste não está só em como ela se apresenta em tempos de calmaria, mas em como ressurge mais forte após as crises. Can you guess the brand?

(Continue rolando para descobrir a resposta.)

TRENDING TOPICS OF THE WEEK
Marcas precisam seguir a cultura 🔥

Para sempre ficarmos de olho nos principais assuntos abordados, deixamos aqui os que ficaram mais em alta segundo o Google Trends nesta última semana (top 5):

  1. Gusttavo Lima 🎤

  2. Sean Combs (Diddy) ⛓️‍💥

  3. Time de futebol (Grêmio, Athletico Paranaense, Atlético Mineiro…) ⚽️

  4. Globo 📺

  5. Ar-condicionado 🥵

Before 👋🏻 coisas que você precisa saber

O que as agências mais amam e odeiam nos clientes: (top três) ❤️ ousadia e inovação; parceria estratégica e renumeração justa. 💔 Concorrências, pagamento a longo prazo e estrangulamento das margens das agências. Descubra mais aqui.

👠 Esse desfile da Louboutin na Semana de Moda de Paris chamou atenção, pela produção absurda, se parecendo com um verdadeiro musical. Fica a reflexão: a busca humana por entretenimento tem transformado todos os setores. Faz sentido?

Menina do meme 🤣 "xou da Xuxa" vira garota-propaganda do Magalu. Esse é um exemplo perfeito de como as marcas precisam estar atentas aos movimentos da cultura pop, memes e trends da internet. Veja aqui um guia de bos práticas de como surfar nessa onda.

iFood, Havaianas e Coca-Cola são as marcas mais amadas pelos brasileiros, segundo o report da Ecglobal 2024. Já o WhatsApp caiu no ranking, enquanto Netflix retornou. Neste ano, também foi revelado que as marcas que ficarem entre o top 3 e o top 10 ganharão um selo especial. 🇧🇷

RESPOSTA DO TRIVIA

Se você pensou no Burger King acertou!! Essas foram algumas das crises de marca que eles tiveram nesses últimos anos:

  • “Mulheres pertencem à cozinha” foi sua campanha no UK para o Dia Internacional da Mulher em 2021. A ideia era chamar atenção para a desigualdade de gênero na indústria culinária, mas a frase, isoladamente, soou muito sexista.

  • Piscininha amor? Os funcionários do BK foram filmados nadando na caixa d’água da lanchonete na sua unidade na Faria Lima, impactando a percepção de imagem de higiene da marca. Entenda mais sobre o caso aqui.

  • O que deveria ser uma campanha para divulgar a promo do sanduíche Whopper com Kid Bengala, um ator pornô, se tornou uma onda de críticas por seu conteúdo sexualmente sugestivo. No filme, Bengala compara o tamanho dos lanches com o de seu próprio corpo.

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até segunda-feira que vem

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