É possível manter o passado relevante?

bom dia. Como já dizia Nizan Guanaes, caminhe sempre com um saco de interrogações numa mão e caixa de possibilidades na outra.

Uma fonte de inspiração para os seus conteúdos, estratégia e uma pitada de insights para sua marca. 💭

LESSON OF THE WEEK
Como a NBC vai revolucionar as Olimpíadas deste ano

A Olimpíada é um dos eventos mais icônicos do mundo e, claro, uma verdadeira máquina de fazer dinheiro. Mas, em suas últimas edições, deixaram a desejar em audiência. A NBC promete fazer deste ano diferente, com uma estratégia que inclui criação de conteúdo, distribuição e personalidades marcantes.

  1. Em 2020, a média de idade dos espectadores da NBC era 50+ anos. Este ano, apostam em figuras mais jovens, como Bob Costas e Savannah Guthrie, para a cobertura, incluindo entrevistas de rua com Snoop Dogg.

  2. Foram de streaming. A NBC transmite todos os eventos olímpicos, análises e entrevistas ao vivo no Peacock, sem abandonar a TV linear, mas expandindo a distribuição de conteúdo.

  3. Tornaram em algo divertido. Trouxeram dois dos comediantes mais engraçados do planeta, Kevin Hart e Kenan Thompson, para apresentar uma série de comentários 2x por semana.

  4. Lançaram uma campanha assinada por Steven Spielberg, um dos maiores cineastas de todos os tempos. Ela foi exibida antes da cerimônia de abertura, como warm-up para o jogo.

  5. Convidaram a Alex Cooper, apresentadora do podcast "Call Her Daddy", o mais ouvido entre mulheres no mundo, para fazer festas de visualização ao vivo no Peacock.

  6. Criaram o “Paris Creator Collective” — um acordo com Meta, Snapchat, TikTok e YouTube para enviar 27 dos maiores criadores de cada plataforma a Paris para filmar conteúdo diversificado dos jogos, atingindo milhões de seguidores mais jovens.

  7. Faz o uso da inteligência artificial para replicar a voz de Michaels, um legendário jornalista, para fornecer recaps dos acontecimentos diários de forma personalizada.

O truque? Criar conteúdo é só metade do desafio, a distribuição é o restante do quebra-cabeça. Invista em pontos de vista únicos para se destacar. E encontre formas de enfatizar as personalidades por trás da sua marca, mais do que a instituição.

BRAND MARKETING CASE STUDY
Tem como manter uma marca do século passado relevante?

(Imagem: US Magazine)

Fazer com que uma marca sobreviva ao longo de um século sem perder a originalidade não é tarefa fácil. Mas tem quem faça com excelência: no caso de hoje, a Cheez-It.

💡 A Cheez-It é uma marca de snacks salgados do grupo Kellogss - sim, o do Sucrilhos - fundada em 1921 nos Estados Unidos, e conhecida pelos famosos biscotinhos crocantes e temperados de queijo em formato quadrado. Mesmo centenária, até a pandemia era só mais uma das milhares de opções nas prateleiras norte-americanas.

Foi com o investimento em brand awareness que os quadradinhos têm se tornado sucesso entre os consumidores, principalmente os mais jovens. Segue o fio:

  • Em 2022, em parceria com a Taco Bell, foi testada uma tortilha com um Cheez-It gigante no recheio. Devido aos pedidos do público, em junho deste ano, a tortilha foi finalmente lançada nos demais estados e continua gerando buzz.

  • Em 2023, a Cheez It se juntou à Nail Inc. para uma coleção de esmaltes laranjas e vermelhos: da cor característica dos snacks. Depois, à Hidden Valey, fabricadora original do Molho Ranch, para uma edição especial com o sabor.

  • Em maio de 2024, estreou o Cheez-In Dinner, uma lanchonete no interior de Nova York com lanches e milkshakes personalizados. Em junho, lançaram o Cheez-It Stop, um "pit stop" de beira de estrada com itens da marca e uma bomba de gasolina cheia de saquinhos de Cheez-It, tudo gratuito. Ambos funcionaram por apenas uma semana e depois desapareceram, o que gerou um gatilho imenso de escassez e uma movimentação enorme no TikTok.

Enquanto outras marcas de snacks antigas tem se aventurado no universo de produtos saudáveis — o hudge hype do momento — a Cheez-It nem tentou se inserir nesse mercado. Com originalidade, estudo de público e collabs inusitadas, a marca tem conseguido se manter atual e trendy, atingindo novos públicos sem perder as raízes centenárias.

É essa combinação entre tradição e inovação que tem sido a chave para seu sucesso contínuo no mercado competitivo de snacks. Entenda: você não precisa surfar na onda de todas as tendências de mercado. Saiba e priorize o que seu público e posicionamento pedem!

COMPORTAMENTAL
A Ciência da Lealdade

A Intuit Inc. e a Mailchimp divulgaram o report "A Ciência da Lealdade", que explora alguns gatilhos comportamentais e oferece insights práticos sobre como as marcas podem construir lealdade e cultivar relações significativas com seus clientes.

Eles entendem que o ponto primordial e de partida é fortalecer relações com a base de clientes existentes. Este aumenta significativamente a probabilidade de compras repetidas, onde é mais rentável investir em soluções que façam seus clientes retornarem do que adquirir novos clientes.

The strategy

O report posiciona a lealdade em um espectro que vai do inerte ao fã. A lealdade inerte começa quando os consumidores escolhem uma marca mais por conveniência do que por preferência. Subindo, temos a lealdade habitual, baseada na rotina e não em laços emocionais, seguida pela lealdade dedicada, onde os consumidores estabelecem uma conexão emocional com a visão e o propósito da marca. E o último step, o “fandom”, é um vínculo emocional e valores que a comunidade da marca compartilha, alcançado por poucas pessoas — só 13% dos respondentes.

Como então manter os clientes sempre voltando?

Manter sua marca sempre visível é o segredo, com presença forte em espaços confiáveis e utilizando símbolos que ressoem confiança. Simplificar a jornada de compra e torná-la parte do dia a dia dos consumidores ajuda a reduzir os atritos e fortalecer o vínculo. Estimular recomendações por meio de presentes e manter conversas ativas por meio de feedbacks enriquece a conexão com o público. Personalizar recompensas que se alinham ao estilo de vida dos consumidores e inserir elementos de gamificação adiciona uma camada de diversão e reconhecimento. Ainda, alinhar sua marca a valores significativos, como sustentabilidade, pode intensificar a ressonância emocional e fomentar uma lealdade duradoura.

📎 Clique aqui para ler o relatório completo

LET'S TALK DIGITAL
App vizinho e comunicação política: dá match?

(Imagem: ABC News)

Após a desistência de Joe Biden da corrida presencial norte americana, quem entra em cena é Kamala Harris, que conta com um tempo de pouco mais de 100 dias e um sonho: ser eleita.

Agora, o partido Democrata precisa reverter todo o planejamento de campanha de um homem branco de 81 anos para uma mulher negra de 59. Será que vai dar?

Apesar de ainda muito recente, já é possível notar algumas particularidades na campanha da Kamala que refletem muito do que é trendy em comunicação política nas redes sociais. Let's check it out.

O lançamento da campanha foi anunciado com um vídeo no Instagram que defende a liberdade contra o ódio — um discurso que nós, brasileiros, estamos familiarizados — ao som da música Freedom, de Beyoncé. A artista, popularmente conhecida por manter as diretrizes de suas músicas rígidas, aparentemente liberou seu uso, apesar de recusar se pronunciar sobre.

Além disso, depois de uma grande movimentação de memes de apoio a candidata por jovens na rede, Harris ingressou no TikTok nesse último final de semana. Por lá, já compartilhou uma visita ao set de filmagens do programa RuPauls's — sucesso entre a comunidade LGBT — e até mesmo uma indireta para Trump.

Ao que tudo indica, Kamala vai fazer uso do app vizinho para se comunicar com a população mais nova, trazendo referências populares entre eles de forma bem informal. Apesar dos políticos sempre ficarem numa linha tênue entre abraçar os memes e manter autoridade, Harris parece ter escolhido a primeira opção, e vai ser bacana observar a repercussão desse posicionamento de imagem até novembro.

👉🏼 Há um bom tempo, o Tiktok tem se tornado uma plataforma disseminadora de informação entre os jovens — para o bem e para o mal — tanto que Trump já a definiu como “ameaça às eleições". Nos resta aguardar as cenas dos próximos capítulos para analisar como sua construção de imagem será elaborada, e o principal, se será eficiente.

Pensando em como as redes sociais têm mudado as eleições, aqui vão outros políticos trending on social to keep an eye on.

BYTES TO BITE
Um giro pelas últimas campanhas de destaque
  • A primeira live 24H do TikTok. A Persil, marca de detergente, fez a maior live já feita na plataforma. Sem focar em vendas, destacou a durabilidade das roupas ao trazer um famoso designer para dicas ao vivo sobre como revitalizar o guarda-roupa sem grandes gastos.

  • Diversão a bordo com Bridgerton. A British Airways quis falar com você, que nunca presta atenção no vídeo de instruções de segurança do voo. Pegaram a série queridinha, Bridgerton, e em um filme trouxeram os tripulantes para trama para explicar o processo.

  • Erro azul vira convite ao ar livre. Dentro de 24h após o grande apagão, a Decathlon respondeu com um OOH usando a famosa tela azul da Microsoft, incentivando as pessoas a aproveitarem a oportunidade do apagão para saírem ao ar livre e aproveitarem descontos.

  • Um chef de cozinha faria miojo no café da manhã? Segundo a campanha de lançamento dos novos sabores de miojo da Nissin, parece que sim. Confira o simpático Chef Jacquin ensinando o preparo dos novos sabores de Omelete e Pão na Chapa aqui.

TRENDING TOPICS OF THE WEEK
Marcas precisam seguir a cultura 🔥

Para sempre ficarmos de olho nos principais assuntos abordados, deixamos aqui os assuntos que ficaram mais em alta segundo o Google Trends nesta última semana (top 5):

  1. Modalidades de esportes (Skates, Voléi, futebol) 🛹

  2. Jogos Olímpicos 🏟️

  3. Paris 🏢

  4. Clubes de futebol (Fluminense, Vitória, Fortaleza) ⚽️

  5. Imposto de renda 💲

Before 👋🏻 coisas que você precisa saber

👧🏻 Você conhece a Gen Z? Aqui você encontra insights sobre essa geração que têm muito a nos ensinar. Já adiantando: eles valorizam a eficiência mais do que a precisão, usam o ChatGPT para evitar julgamentos, estão imersos no mundo dos influs e são muitoooos digitais.

🎥 O YouTube agora lidera como a principal plataforma de podcasts nos EUA, superando Spotify e Apple. Em resposta, o Spotify aposta em vídeos e adiciona comentários aos podcasts. A mudança reflete a tendência crescente de assistir, não apenas ouvir, podcasts.

🧠 95% das decisões de compra são feitas pelo nosso subconsciente. Ter o produto certo no momento e local certos sempre foi essencial. Mas imagine se a gente pudesse usar dados e IA para antecipar a demanda do consumidor?

até segunda-feira que vem

antes de ir, nos conte o que achou da edição de hoje. É super importante para aprimoramos a cada semana. Clique aqui para responder

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