Uma fonte de inspiração para os seus conteúdos, estratégia e uma pitada de insights para sua marca. 💭

A receita do warm up

LESSON OF THE WEEK

Esta semana, a reflexão fica por conta da importância de uma etapa de "warm-up" nas suas estratégias de campanha. Pode parecer algo simples — e realmente é —, mas não subestime sua essencialidade.

Imagine o seguinte: se um avião (seu produto) cai (é lançado) no meio do mar e ninguém está por perto para ouvir, ele faz algum barulho?

A fase de pré-lançamento é crucial para captar a atenção do público, criar expectativas e engajamento antes de um produto ou marca chegar ao mercado. Esta etapa ajuda a construir uma base sólida de consumidores interessados, prontos para interagir e comprar assim que o produto estiver disponível.

Pense nos trailers, eles são uma boa ilustração da eficácia do “warm-up”. Eles têm um papel fundamental na reação dos consumidores, influenciando seu interesse e atenção através de gatilhos emocionais e sociais. Um estudo da Universidade de Wisconsin-La Crosse revelou que 80% dos estudantes são mais propensos a assistir a um filme se tiverem visto o trailer antes.

E como marcas geram esse hype?

  1. Lista de e-mails: convidar as pessoas a se escreverem em uma lista de e-mail para poder ter acesso ao conteúdo antes.

  2. Uso de redes sociais: gera antecipação por meio de teasers do produto com vídeos que geram suspense, atualização sobre o desenvolvimento do produto e até mesmo eventos de Ask Me Anything com a equipe.

  3. Marketing de conteúdo: desenvolva conteúdo que eduque o público sobre o problema que seu produto resolve e porque ele é único. Isso pode ser feito através de postagens de blog, vídeos tutoriais e estudos de casos.

  4. Sorteios e premiações: oferecer prêmios que incentivam as pessoas a participarem e compartilharem a promoção com amigos.

  5. Collab estratégicas: se junte a creatores e marcas que fazem sentindo com seu produto e colaborem em campanhas promocionais e conteúdo co-branded.

  6. Press kit: enviando uma amostra ou um teaser do que as pessoas podem esperar.

Referências: Gisou | BRAE | Koala

As marcas que dominam a arte de criar antecipação não apenas lançam produtos; elas lançam experiências. Como esses exemplos mostram, seja através de trailers de filmes ou colaborações estratégicas, o segredo está em manter os consumidores engajados e ansiosos pelo que está por vir. Lembre-se, no mundo do marketing, a emoção é a chave para a conexão.

Big brands adquirem os conteúdos orgânicos na sua estratégia core

TREND TO WATCH

Se uma das gigantes globais da moda está adotando essa abordagem, deve haver uma boa razão. O conceito de User Generated Content (UGC) não é novidade, mas parece que só agora estamos compreendendo o seu verdadeiro potencial e como ele pode inovar em diversos formatos, tornando-se essencial para a estratégia das marcas.

Por que isso? O mercado percebeu que a melhor maneira de se conectar com os consumidores é despertando sentimentos de reconhecimento, desejo, identificação e familiaridade. Existe um valor imenso quando o consumidor se vê refletido no conteúdo que consome.

O objetivo é criar uma comunicação assertiva que coloque o seu público-alvo dentro de momento de consumo — é gerar experiência antes mesmo de ter o produto/serviço.

E foi isso que a Zara fez, ao nota que uma simples foto de um look no espelho, um comportamento rotineiro do público, poderia ativar o desejo de compra.

É uma questão de encontrar formas de ser relevante para o consumidor, uma lição que muitas marcas demoraram para aprender, mas que a Coca-Cola, por exemplo, já domina há tempos. Basta observar suas campanhas, onde os protagonistas são pessoas comuns, e não grandes celebridades como muitas outras marcas fazem.

O que podemos esperar para o futuro do USG

Já estamos experimentando um pouco dele, onde o UGC vai além de aparecer apenas em novos desafios lançados por marcas, passando a tomar formas inovadoras que compõem a estratégia central dos negócios em diferente segmentos.

  • Com as redes sociais, a glamourização das pessoas ficou para trás. Hoje, a geração de desejo está muito vinculada à autenticidade e à vulnerabilidade. Claro, o desejo por idealização e “perfeição” ainda existe, mas se tornou menos sustentável.

Para mais, o UGC deve passar por uma profissionalização. E com isso não digo ter um vídeo maker fazendo o conteúdo, não é por aí. O que muda é o processo, não será apenas sobre postar conteúdos de consumidores, mas ter estratégia bem definida, posicionamento correto e qualidade na entrega.

E você, consegue pensar em outras marcas que estão se destacando nessa área?

Aqui estão algumas para você explorar: 💄 Sephora | 👗 Revolve | 💳 Stone | 💋 Tinder

Esse é o fim do funil de vendas

COMPORTAMENTAL

Todos nós conhecemos o clássico funil de venda — atração, consideração, conversão e lealdade/advocacy. Mas como tudo em marketing está sempre evoluindo, era hora de uma atualização.

A agência cultural americana Archrival realizou um estudo com a Geração Z e os millennials nos EUA para entender o processo da jornada de consumo das novas gerações.

  • Eles descobriram que os jovens estão substituindo o tradicional funil por uma abordagem circular chamada "flywheel", que prioriza inspiração, exploração, comunidade e lealdade.

Ou seja, em vez de seguir um caminho linear, a Gen Z está navegando em um loop infinito, onde as redes sociais desempenham um papel central como mercados, centros de entretenimento e fontes de aprendizado e notícias.

Isso transforma a compra em uma experiência rica e diversificada, influenciada por uma variedade de fatores. Para as marcas, isso significa que é crucial vender cultura e comunidade, mais do que produtos isolados, destacando a importância do marketing boca a boca e do envolvimento contínuo para cultivar fãs de longo prazo, em vez de buscar vendas impulsivas.

Insights dos Gen Z

💫 Inspiração: Os lugares onde eles mais buscam inspiração é no Youtube (57%) e TikTok (53%), com influenciadores desempenhando um papel crucial nessa descoberta, onde 51% da Gen Z acredita que eles criam novas tendências.

🔎 Exploração: 70% só confiam em uma marca após fazer sua própria pesquisa, e a falta de informação sobre um produto é a principal razão para desistir de uma compra.

👥 Comunidade: A GenZ é considerada a geração mais solitária segundo o índice de solidão da Cigna US, então não é surpresa que 54% dizem que suas marcas favoritas os fazem sentir-se parte de uma comunidade, com 84% mais propensos a comprar de marcas que consideram "cool".

🤝🏼 Lealdade: Para eles significa comprar frequentemente de uma marca e recomendá-la aos amigos.

Takeaway: É sobre entretenimento, participação e mais importante conexão. E as marcas que conseguirem fazer isso certo em 2024 vão conquistar os consumidores Gen Z.

Clique aqui para acessar o estudo completo.

Share rates são agora o fator-chave para impulsionar alcance

LET'S TALK DIGITAL

Em uma recente entrevista, Adam Mosseri, o chefe do Instagram, compartilhou que a taxa de compartilhamento de um post agora é mais crucial para o alcance do que o tempo de visualizações ou as curtidas e comentários.

  • Ele explicou que o foco atual do algorítimo do Instagram está em quão provável é das pessoas compartilham seu conteúdo. Isso porque a plataforma está buscando ajudar as pessoas a descobrirem conteúdos que elas desejam compartilhar com amigos, usando o compartilhamento como um indicativo de conexão e criatividade.

Um novo approach já que, historicamente, as redes sociais valorizam curtidas e comentários. Mas com o aumento do destaque em conteúdos de vídeos curtos e entretenimento, o tempo de visualização ganhou maior importância.

  • Storyvlog: um story mais elaborado onde você não filma toda sua rotina, mas parte delas, como se estivessem ali com você — estilo reality show.

  • Cobertura de eventos: com consumidores buscando mais experiências, as marcas estão aproveitando eventos para gerar conteúdo e UGC. A presença em eventos tornou-se uma estratégia chave para capturar e compartilhar experiências autênticas — check out aqui.

  • Street Interview: o estilo que começou com os reportes de campo evoluiu para os novos formatos de mídia. Ao entrevistar pessoas na rua, ele captura a curiosidade humana e oferece um conteúdo envolvente, que mescla entretenimento com insights genuíno.

  • Pensamentos intrusivos: este formato é construído em cima dos pilares de identificação, storytelling e familiaridade. O creator leva o consumidor para dentro da sua cabeça, gerando proximidade.

Um giro nas campanhas da semana

BYTES TO BITE

Marcas precisam seguir a cultura: por dentro dos trending topics da semana 🔥

TRENDING OF THE WEEK

Para sempre ficarmos de olho nos principais assuntos abordados na semana, igual semana passada, deixo aqui os assuntos que ficaram mais em alta segundo o Google Trends nesta última semana (top 5):

  1. Clube de futuebol (Villarreal, Manchester City, Fluminense)… ⚽️

  2. ENEM 📖

  3. Jogo Minecraft 🧩

  4. Temperatura 🌡

  5. Globo 📰

Before 👋🏻 coisas que você precisa saber

até segunda-feira que vem

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