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23/12/2024
A história do Natal, maratona de NY, a TV 3.0 e os panetones.

esse email é um presente do noel
HOHOHO! nesse natal, lembre-se que o verdadeiro amigo oculto são aqueles que fazem boas ações para manter seu conforto — por mais que você nem sempre os veja.
uma fonte de inspiração para os seus conteúdos, estratégia e uma pitada de insights para sua marca. 💭
BIG STORY
Tudo o que você não sabia sobre o Natal

Antes do HOHOHO 🎅🏻 que conhecemos hoje, o Natal passou por muita história ao longo dos séculos. Apesar de ser celebrado em 25 de dezembro, os evangelhos não citam a data de nascimento de Jesus, e os historiadores discordam sobre como a data foi associada.
O que se sabe é que diversos povos já possuíam celebrações de fim de ano, o que facilitou a firmação da data, pela primeira vez, por volta de 336 d.C., pela Igreja Católica, em Roma.
Mas e quanto aos símbolos e cultura?
O ato de presentear — que é o que importa para o mercado, no fim das contas — está ligado à tradição cristã dos Reis Magos, que ofereceram presentes ao menino Jesus. Apesar disso, só foi incorporada no comércio a partir do século XIX, com lojas incentivando o consumo de presentes para crianças e familiares.
A figura do Papai Noel, é inspirada em São Nicolau, um bispo do século IV conhecido por sua generosidade. Já a imagem de um homem barbudo com roupas vermelhas, ganhou força pelas marcas, especialmente da Coca-Cola, nos anos 1930. Ps: existe até um boato de que foi a Coca quem pintou suas roupas de vermelho pela primeira vez.
Foi a partir dessa época que marcas começaram a associar o Natal a campanhas publicitárias, criando catálogos de presentes e vitrines temáticas. Os atributos de família, união e magia, começaram a se fazer presentes, e a celebração deixou de ser apenas religiosa e se tornou um fenômeno comercial global.
Em números
R$ 69,75 bilhões. É o número estimado de movimento em vendas do natal 2024 no Brasil.
1,3%. É o que representa o aumento do número acima desde 2023 (já descontada a inflação)
Essa é a divisão estimada do faturamento por setor:
45% > Supermercados.
28% > Vestuário, calçados e acessórios.
11% > Artigos de uso pessoal e doméstico.
98,1 mil. É o número estimado de funcionários temporários para atender ao volume de vendas do comércio, sendo 2,3 mil trabalhadores a menos do que no ano passado.
Marcas e o Natal: diferentes estratégias para conquistar corações (e bolsos)
No Natal, cada marca encontra uma forma única de se conectar com o consumidor, traduzindo a magia da data em campanhas que vão muito além do simples ato de vender. Algumas apostam em presentes, outras em emoção, e há quem prefira o humor ou a experiência.
Presenteáveis: Marcas como Natura e Dengo focam em produtos que se tornam o presente ideal. Seja com embalagens especiais ou mensagens personalizadas, essas marcas traduzem o espírito do "dar e receber" em seus produtos.
Emoção e heranças: Coca-Cola mantém viva a tradição com campanhas que evocam união e nostalgia, enquanto a Chevrolet, por exemplo, já tocou o coração com um curta-metragem emocionante sobre os desafios do Alzheimer nas famílias.
Humor: A Amazon arranca sorrisos com sua campanha “Natalversário não existe”, uma brincadeira com a saga dos aniversariantes de dezembro que sempre ganham um único presente para duas datas.
Experiência: O Natal é um show à parte nos shoppings, por exemplo. Em São Paulo, o Shopping Cidade Jardim transforma a época em um evento grandioso, com decorações deslumbrantes e experiências imersivas que encantam adultos e crianças.
🎅🏻 E aí, conta pra gente aqui: Qual é a marca que mais te faz pensar no Natal?
LESSON OF THE WEEK
A maratona que reinventou Nova Iorque 🏃♂️
O que começou como quatro voltas em um parque perigoso se transformou em uma das maiores maratonas do mundo. E se você acha que é “só correr”, a história vai muito além disso.

Como tudo começou
Nos anos 70, o Central Park era tudo, menos o que conhecemos hoje. Vandalismo, drogas e pichações dominavam o espaço, enquanto o desejo do prefeito de revitalizar Nova Iorque era urgente. Foi então que surgiu a ideia: transformar uma corrida pequena em uma grande maratona. Em 1976, a proposta de atravessar os cinco distritos da cidade ganhou força — e o impacto foi imediato. No domingo da maratona, até a taxa de criminalidade despencava.
🏃🏻 O evento não apenas deu uma nova cara ao Central Park, mas também ajudou a reimaginar Nova Iorque como uma comunidade resiliente e vitoriosa. De lá pra cá, a maratona só cresceu. Hoje, é a maior do mundo, reunindo 50 mil corredores e 2 milhões de espectadores.
Mas não se vive só de branding: como a maratona gera lucro? 💸
Se você pensou que a corrida era só para melhorar a imagem, está enganado. O evento movimenta cerca de 500 milhões de dólares na economia local, com pequenos negócios, como bares e restaurantes, registrando até 40% de aumento nas vendas.
Por trás da organização está a New York Road Runners, uma entidade sem fins lucrativos que começa a planejar o evento dois anos antes. Em 2023, o grupo registrou uma receita de 103 milhões de dólares para cobrir custos que chegaram a 98 milhões. O faturamento vem de taxas de inscrição (15 milhões), patrocínios e doações.
Mas organizar uma maratona desse porte não sai barato: banheiros químicos, serviços policiais, licenças, roupas e equipamentos são despesas pesadas. É aí que entram os patrocinadores para equilibrar a balança.
Uma oportunidade de ouro para marcas
Patrocinar a Maratona de Nova Iorque vai muito além de ganhar visibilidade. É um investimento estratégico. A Tata Consultancy Services é um dos principais patrocinadores e até desenvolveu o aplicativo oficial da maratona — uma oportunidade perfeita para mostrar na prática um de seus produtos. O resultado? Desde o início do patrocínio, o valor da marca Tata saltou de 3 bilhões para 19 bilhões de dólares. Para eles, a maratona é uma plataforma para conectar-se com a comunidade, aumentar o reconhecimento e se posicionar diante de tomadores de decisão — já entenderam que muitos são corredores hoje.
E não para por aí: New Balance, Tiffany e Shake Shack também apostam no evento como forma de engajar e construir valor comunitário. Já marcas como a Nike, que não patrocinam diretamente, encontram formas únicas e criativas de se tornarem parte do evento.
Mais do que corrida, é branding
No fim, a Maratona de Nova Iorque é mais do que uma competição esportiva. É branding e performance. Ela reforça a imagem da cidade como resiliente e conectada, enquanto movimenta milhões. Se até Nova Iorque apostou no branding, o que estamos esperando? 😉
TREND TO WATCH
TV is not dead
Responda mentalmente: Com qual frequência você assiste TV? Mesmo que sua resposta seja “pouca" e pareça que a TV está morta, a verdade é que você está enganado — e vamos te provar. Um estudo da Samsung Ads, cruzando informações de mais de 19,4 milhões de smart TVs conectadas no Brasil, mostrou o seguinte:
![]() | Sobre a preferência de conteúdo, a audiência ainda se concentra nos clássicos: notícias, esportes, novelas, filmes e séries, nessa ordem. Esses dados nos provam que a TV segue ocupando um espaço importante no entretenimento e na rotina das pessoas.
|
Essa busca por mais personalização está inspirando a TV a olhar para as pequenas telas. Um exemplo é a TV 3.0, prevista para chegar ao Brasil até 2025, que promete revolucionar a experiência com anúncios segmentados e interatividade.
Pela primeira vez, você verá comerciais diferentes dos de um colega ao lado, além de votar em enquetes ao vivo diretamente na tela — imagine o BBB em um novo nível.
E o movimento não vem só das emissoras tradicionais. Novos players como CazéTV, DiaTV e, em breve, waffle TV, já estão ganhando espaço, sinalizando que o mercado de atenção está mais disputado do que nunca.
💡 A TV não só está viva, como se reinventa para o futuro. Entre personalização, interatividade e novos formatos, ela prova que ainda tem muito a oferecer. Wait and see.
FUN OF THE WEEK
Panetone é tudo igual?
🥮 Ame ou odeie: na sua ceia de Natal terá um panetone na mesa. Pra celebrar essa comida típica, a estag te mostra a lista de ingredientes de 2 chocotones de marcas famosas. Sua missão é adivinhar qual lista pertence a uma marca mais premium, e qual pertence a outra mais acessível.
LISTA 1
| LISTA 2
|
(continue rolando para descobrir)
BYTES TO BITE
Um giro pelas últimas campanhas de destaque
🧡 Chegou ela. A campanha de fim de ano do Itaú — dessa fez, com Fernanda Torres, Montenegro e Rebecca Andrade. Emocionante como sempre.
💊 Tênis ou pílulas? Olha que demais essa embalagem nova de tênis da Asics.
🎅🏻 Papai noel convention. A Oatly convidou 31 papais noéis para uma ceia com taste test do seu leite, ao invés do de vaca convencional. Demais, sério.
🩹 Só dorme no escuro? A Vick te apresenta esses adesivos que tampam aquelas luzinhas chatas do quarto. Veja só a campanha.
🚙 Nostalgia. A BMW lançou o comercial The Gift, que une nostalgia e futuro, colocando, lado a lado, 2 modelos icônicos da marca.
🎁 Um amigo secreto diferente. O Bradesco fala sobre aqueles amigos que, realmente são secretos. Veja aqui.
TRENDING TOPICS OF THE WEEK
Marcas precisam seguir a cultura 🔥
Para sempre ficarmos de olho nos principais assuntos abordados, deixamos aqui os que ficaram mais em alta segundo o Google Trends nesta última semana (top 5):
Clubes de futebol (Sevilla) ⚽️
Gramado 🍃
Dólar Americano 🇺🇸
TV Globo 📺
A Fazenda 🚜
Before 👋🏻 coisas que você precisa saber
🎶 Marcas em playlists? Sim! De Starbucks a Pedigree, empresas estão transformando playlists do Spotify em ferramentas de branding, engajamento e até caridade. Música para nossos ouvidos (e estratégias). 🎧
🎄 De olho nas compras de Natal? A pesquisa da OLX revela como os brasileiros estão se preparando para a data: intenções de compra, formas de pagamento e as categorias mais desejadas. Já adianto: roupas dominam a lista, e o e-commerce segue como queridinho. 👀✨
🎬 Em clima de recesso, aqui vão dicas de filmes e séries com lições valiosas de marketing: Air, O Homem que Mudou o Jogo, Emily em Paris, Gente como a Gente, Fome de Poder, Jobs e Como Perder um Homem em 10 Dias. 🍿✨
EXTRA
🚨 2024 wrapped — trend report version
Queremos saber além das suas músicas mais ouvidas. Na semana que vem, faremos um recap da publicidade em 2024, e vamos ouvir sua opinião sobre as campanhas, ativações e marcas de maior destaque do ano.
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RESPOSTA
A lista 1, é a do chocotone da Bauducco, um produto mais acessível, enquanto a lista 2, é da Kopenhagen, marca mais premium.
Perceba que, os ingredientes são praticamente os mesmos, com poucas diferenças de quantidade e conservantes. Mesmo assim, um custa quase 4x mais do que o outro.
💡 A diferença raramente está no produto, mas sim, no branding e posicionamento de marca construído ao redor deles. Pense nisso quando estiver comendo um desses amanhã.
Qual foi sua coluna favorita? |
O que você achou da edição de hoje?Depois conta pra gente o motivo |
até segunda-feira que vem, byeeeeee! 👋🏻

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