
Foque no seu
bom dia. Não existe o “tempo certo”. Existe apenas o tempo e o que você escolhe fazer com ele.
Uma fonte de inspiração para os seus conteúdos, estratégia e uma pitada de insights para sua marca. 💭
LESSON OF THE WEEK
E se fosse possível te tornar irresistível?

O aprendizado de hoje vem do livro "Contágio: Por que as Coisas Pegam?" de Jonah Berger. O professor da Wharton nos faz uma pergunta provocativa: O que torna algo popular? Se você pensou logo em anúncios, repense. A verdade é que as pessoas não dão tão ouvidos a publicidade quanto elas dão a opinião alheia.
Na sua última década estudando, ele descobriu 6 princípios básicos que fazem várias coisas se tornarem contagiosas. Aqui estão eles:
Moeda social: Você está compartilhando algo que é tão fora do comum que todos precisam compartilhar com os outros? Um exemplo é essa churrascaria em Filadélfia que oferece um cheesesteak por $140. Com isso, transformam em um assunto que desperta interesse sobre o qual todo mundo quer falar.
Gatilhos: Tem algo no seu conteúdo que o torna super memorável em ocasiões específicas ou períodos do ano? Olha só o KitKat: a marca conseguiu aumentar as vendas associando o produto a um cafezinho. Provavelmente porque é exatamente nesse momento que as pessoas costumam consumi-lo.
Emoção: O seu conteúdo faz alguém se sentir extremamente feliz, triste, reflexivo ou até irritado? Quantos vídeos você já viu começarem com "Eu posso até receber um monte de críticas por isso, mas..."?
Visibilidade: Por que você acha que algumas marcas de moda te dão um boné ou uma camiseta grátis? Se você compra bastante, é só mais uma maneira de colocar o nome delas na rua, né? Esteja visível em todos os lugares.
Valor prático: Se você é encanador, uma das maneiras mais inteligentes de ganhar visibilidade é ensinar as pessoas a resolverem problemas por conta própria. Assim, caso não queiram agir sozinhas, saberão que podem contar com você. Aplique isso na sua categoria.
Histórias: Como você captura a atenção das pessoas? O que te interessa mais, alguém dizendo "aqui está um produto e ele é muito bom"? Ou alguém contando "usei essa categoria por anos e sempre me frustrei porque nunca fazia X, Y e Z. Então, passei por 20 produtos diferentes e testei várias vezes até conseguir criar a coisa perfeita. Aqui está ela."
TREND TO WATCH
Siga as tendências, mas pise com seu estilo próprio

Sabe aquele papo de estar onde seu consumidor está? Então, é exatamente isso que você deve fazer para capturar a atenção dele. Foi assim que o Chipotle, uma rede de fast food, se destacou ao integrar o Strava em sua estratégia de marca.
Oportunidade: Descobriram que quase 7 em 10 dos clientes da Chipotle que correm são prováveis de comer lá depois do treino. Com a corrida ganhando cada vez mais amantes, fazia sentido pegar essa onda.
Ideia: Transformou o seu conceito “Quitters Day” em “No Quitters Day” para motivar os consumidores a manterem hábitos saudáveis em janeiro e, ao mesmo tempo, aumentar a visibilidade e o amor pela marca. Para isso, lançaram uma challenge que convidava os leitores a completar o maior número de tentativas em um segmento e ganhar lifestyle bowls por um ano.
Resultado: 190 mil atletas participaram do desafio, gerando mais de 700 milhões de impressões dentro e fora da plataforma e um aumento de 20% nas vendas dos lifestyle bowls.
E não foi só o Chipotle que viu essa oportunidade:
Takeaway: Enquanto milhões de marcas bombardeiam Instagram e TikTok, não deixe de explorar e dominar novas plataformas onde sua marca pode se destacar ainda mais.
COMPORTAMENTAL
De IA a Gen Z: O que esperar da segunda metade de 2024

💭 Julho chegou, abrindo a segunda metade de 2024. A Ad Age consultou 37 executivos sobre suas previsões para o restante do ano, segue abaixo algumas das principais apostas.
O esporte feminino renasce: O Jogo Olímpicos irá trazer uma nova empolgação aos esportes femininos, criando oportunidades para marcas em segmentos historicamente esquecidos.
Tecnologia espacial em alta: A categoria continua a crescer, incluindo dispositivos como óculos inteligentes e headsets, transformando os smartphones em acessórios de dispositivos vestíveis e abrindo novos caminhos para desenvolvedores e marcas.
Marcas agindo como pessoas: Cada vez mais humanizadas e engajando em conversas culturais e políticas. Isso requer um comprometimento genuíno e cuidadoso, onde as marcas precisam adotar uma postura firme e transparente, evitando retratações inconvenientes.
Atenção do consumidor cai novamente: Janela de atenção deve ser reduzida até um milésimo de segundo até o final do ano. As marcas mais úteis e não intrusivas ganharão destaque em taxas de conversão.
Pinterest se destaca positivamente. Com aumento no uso e um propósito baseado em expressão criativa, não em rolagem compulsiva. Recentemente, lançou ferramentas que transformam painéis em vídeos compartilháveis.
Eventos ao vivo quebram recordes e impulsionam resultados. Com a crescente demanda por alcance imediato, momentos lineares e streaming atendem essa necessidade. Espera-se mais parcerias de marketing ao vivo para maximizar o impacto das marcas.
TV linear Vs TV conectada: Ambas entregam conteúdo e anúncios em residências com segmentação avançada. Não devemos vê-las como concorrentes, mas como ampliadoras de oportunidades para as marcas.
Publicidade impulsiona tecnologia e entretenimento. Serviços de tecnologia e entretenimento, como Netflix, Amazon e Disney, estão migrando para modelos baseados em publicidade, em vez de assinaturas, para financiar inovações e alcançar as massas.
Chega de só falar de IA. A IA não impulsiona a criatividade, ela capacita pessoas criativas. Ela vai melhorar nosso trabalho, não substituí-lo. Então, vamos aproveitar todas as oportunidades e focar em criar um futuro melhor.
LET'S TALK DIGITAL
Snapchat ainda tem seu charme, acredita?

No cenário midiático atual, super fragmentado, tá cada vez mais complicado para os anunciantes de entretenimento alcançarem novas audiências e aumentar a visualização. Por isso é crucial que uma marca olhe para todos os lugares para enxergar novas oportunidades, e olha, o Snapchat pode ser uma delas.
Um novo estudo do Snapchat em parceria com a Samba TV revelou o potencial da plataforma em promover entretenimento, segue alguns destaques:
🍿 Em média, anunciar no app gerou um aumento de 84% no tune-in ****(assistir programas de TV ou filmes).
📺 79% das impressões atingiram lares que não foram alcançados por anúncios de TV.
🆕 1 em cada 3 dos tune-in vieram de novos viewers.
🛒 As campanhas mais impactantes foram aquelas que combinam múltiplos produtos — o brand lift mais que dobrou quando utilizado 3-4 produtos Vs 1-2.
Os resultados: Com mais de 800MM de usuários ativos mensais e alcançando mais de 75% dos jovens entre 13 e 34 anos, o Snapchat mostrou ser uma oportunidade para anunciantes conquistarem novos espectadores e manterem os atuais, aumentando sua audiência.
Trending brands on snapchat 👀
No Halloween, a Fanta lançou uma campanha no Snapchat com Snap Ads, Story Ads e AR Lenses, focada nos jovens de 18 a 35 anos. O resultado? 21MM de impressões, aumento de 20 pontos em ad awareness, 7 em conscientização da mensagem e 5 em intenção de ação.
Para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, a NBCUniversal vai se juntar ao Snapchat. Criadores como Livvy Dunne e Harry Jowsey estarão em Paris, cobrindo e evento. Além disso, com realidade aumentada, você poderá interagir e acompanhar os destaques diários no app.
A Gymshark usou influs e atletas para promover seus produtos em ambientes reais de treino, não em cenários superproduzidos. Os ads no Snapchat Story educaram os consumidores e impulsionaram conversões, com sorteios exclusivos adicionando empolgação à campanha
BYTES TO BITE
Um giro pelas últimas campanhas de destaque
Romances de filmes na vida real? Para atrair a gen z, Tinder transforma cenas clássicas de romcoms em encontros reais dentro do app. A campanha desafia percepções ultrapassadas sobre início os romances, abrindo espaço para conexões e amor verdadeiros.
Recém 3D a Lu do Maglu estreia na TV. A influenciadora foi a escolhida para estrelar a nova campanha do BK, oferecendo 2 Whoppers por R$ 25. A campanha brinca com o fato de que, ao contrário de Lu, os sanduíches são bem reais.
O posicionamento de marca deve transcender o produto. A Swile Brasil, conhecida por seu cartão de benefícios flexíveis, resolveu entrar na trend viral do 'CLT Premium' e lançou uma iniciativa que permite que os funcionários criem seus próprios 'feriados'.
Zendaya e Federer transformam a quadra em palco. Na nova campanha da On, Zendaya e Roger Federer se enfrentam em uma partida intensa de “air tennis”. Enquanto ela traz sua visão criativa para as coleções da marca, ele inspira uma linha de tênis.
TRENDING TOPICS OF THE WEEK
Marcas precisam seguir a cultura 🔥
Para sempre ficarmos de olho nos principais assuntos abordados na semana, deixamos aqui os assuntos que ficaram mais em alta segundo o Google Trends nesta última semana (top 5):
César Lattes (Físico brasileiro) 👨🏻🔬
IZA (cantora) 🎤
Donald Trump 🗽
Copa do Brasil 🏟
Clubes de futebol (Canadense, Goianiense, Juventude…) 🤾🏻
Before 👋🏻 coisas que você precisa saber
📱Cansados das redes atuais, a nova Noplace foi lançada (03/07) em modo "invite only" e rapidamente alcançou o topo na App Store. Traz de volta a diversão e personalização ao estilo da antiga MySpace, sem algoritmos ou anúncios invasivos, proporciona uma experiência autêntica.
😕 TikTok enfrenta turbulência. A plataforma sofre com a perda de direitos musicais, saturação de ads e desaceleração no crescimento de usuários. Cresce a insatisfação com as funcionalidades baseadas em IA e a preocupação com a qualidade e segurança do conteúdo.
📖 O conteúdo de storytelling é uma das melhores formas de engajamento nas redes sociais. Neil Patel analisou 4.000 vídeos curtos e descobriu que os que usaram storytelling geraram 23,09% mais views e 19,52% mais comentários. Veja aqui 11 tipos de conteúdo de storytelling.
até segunda-feira que vem
antes de ir, nos conte o que achou da edição de hoje. É super importante para aprimoramos a cada semana. Clique aqui para responder
byeeeeee! 👋🏻
POWERED BY PARTNERSHIPS
