14/10/2024

Marcas & Gen Z, waffle & etc. e aprendizados com o ícone da publicidade

Por que a Gen Z ignora sua marca

bom dia. que tipo de marca ou pessoa você quer ser? a vitimista que abraça um cenário ansioso ou a vencedora, que inspira e desperta o melhor nos outros?

uma fonte de inspiração para os seus conteúdos, estratégia e uma pitada de insights para sua marca. 💭

A MEMOIR
Morre o pai da publicidade e propaganda brasileira


O pai da publicidade e propaganda brasileira nos deixou, mas o impacto de Washington Olivetto vai muito além de sua presença física. Em um mundo tão globalizado, onde as marcas precisam falar com todos os cantos do mundo, a partir de agora ele chega em alto nível até no céu. Ele inspirou gerações e levou a criatividade brasileira para o cenário global. Com uma carreira marcada por mais de 50 Leões de Ouro em Cannes e sendo eleito duas vezes o publicitário do século pela ALAP, seu legado é eterno.

Algumas lições de Olivetto que nunca esqueceremos:

  • Criatividade não tem limites e a simplicidade é uma das ferramentas mais poderosas de comunicação.

  • O publicitário deve estar onde as pessoas estão. Publicidade não se faz à distância.

  • Propaganda memorável transcende o consumo e se torna parte da cultura e do comportamento social.

  • Ele recusava campanhas políticas no Brasil, sempre defendendo que “a pior coisa que um mau produto pode ter é boa propaganda”.

👑 Washington Olivetto não apenas transformou a publicidade, mas mudou a forma como as marcas se comunicam com o mundo. Seu legado vive, e suas lições continuam a nos guiar.

Clique aqui para relembrar alguma das suas campanhas icônicas.

TRENDING EM EXPERIÊNCIAS
Por que amamos tanto os filmes?

Filmes nos fazem sentir. Eles nos tiram da realidade e abrem portas para novos mundos — histórias, sonhos, sentimentos e aventuras. Combinam arte, som e narrativa. Podem refletir nossos valores e desafios, gerando identificação e nos fazendo apaixonar. Eles conectam as pessoas, seja ao assistir juntos ou por meio de interesses em comum.

O que isso tem a ver com marcas? Bem, embora nem todas as marcas possam produzir filmes, todas elas podem criar experiências imersivas que simulem o impacto de um filme. Uma experiência que faça as pessoas sentirem, que conte uma história e que reúna todos em um lugar mágico em torno de um interesse comum.

Foi exatamente isso que a waffle fez na semana passada. Descobrimos um novo lugar —literalmente, uma nova cidade dentro de São Paulo. Um hub, assim como a waffle, que conecta diferentes nichos amados pelas pessoas em um único espaço: restaurantes, arte, natureza, negócios, cultura, hotéis, saúde, moda, beleza, design e muita história. Um ecossistema que abre uma nova dimensão de espaço, experiência e conexão e que aproveita ao máximo a beleza e a felicidade para gerar lealdade e o desejo por mais. Um espaço que parece um verdadeiro set de filmagem: Cidade Matarazzo.

Com esse cenário cinematográfico em mente, a waffle trouxe outros elementos essenciais para essa experiência: as pessoas — (clientes e parceiros), o clima — (drinks, comida, cores e sons) e a narrativa — (o interesse comum em compartilhar o amor pela marca e a busca por entender a Geração Z, um público com o qual todos desejam se conectar).

Sabendo que muitos clientes enfrentam esse desafio, a waffle os convidou a explorar essa questão juntos. E fez disso a sua própria história.

  • Antes do evento, foi lançado um teaser que convidava todos a enviarem suas perguntas sobre essa geração. O resultado? Um questionário com 50 perguntas, respondido por 15 mil pessoas que fazem parte de um recorte da Gen Z, e que serviu como ponto de partida para o grande encontro.

 🧇 No dia 10/10 aconteceu a terceira edição do waffle & etc, que reuniu os convidados para vivenciar os resultados dessa pesquisa de forma imersiva em um lugar icônico. Além da apresentação dos resultados e análises feitas a partir do questionário, rolou também um painel super especial com especialistas sobre o tema e, para fechar com chave de ouro, uma revelação de um spoiler sobre o futuro da waffle pelo nosso CEO — e podemos adiantar que envolve muita conexão e inovação. Não terá filmes, mas algo que certamente se parece com isso. — siga o grupo aqui para ficar up to date.

Foi uma experiência memorável. E você, já criou algo assim para sua marca?

COMPORTAMENTAL
Eles democratizaram a influência, fazem menos sexo e são movidos por emoção

Estamos falando da Gen Z, esses jovens com múltiplas personalidades que estão envelhecendo e se tornando cada vez menos misteriosos. Entender esses jovens não foi nada fácil, afinal, é o primeiro grupo a crescer com tanto acesso e em uma velocidade nunca vista antes, a tudo e a todos. O que nos leva a uma pergunta importante...

Bom, comunicar-se com alguém tão fluido quanto eles não é tarefa simples. Por isso, viemos compartilhar alguns insights valiosos que a waffle reuniu de sua pesquisa com 15 mil respondentes. Foram muitos dados e análises, e ao longo das próximas edições, vamos trazer os highlights mais relevantes. Let's go!! 💨

O primeiro ponto, para começar: entendemos que ver a Gen Z como um grupo homogêneo pode ser um erro. Eles compartilham valores comuns, sim, mas há diferenças-chave baseadas no estágio de vida e nas aspirações — afinal, eles veem sua vida como uma série de eras. Já pensou que alguns deles já estavam no "mundo adulto" antes da pandemia, enquanto outros ainda não? Quanto isso pode ter dividido a geração?

Com base nessas nuances, dividimos a Gen Z em quatro grupos: homens de 19-22 anos, homens de 23-27 anos, mulheres de 19-22 anos e mulheres de 23-27 anos.

📎 Clique aqui para ver os dados mais interessantes.

O que achou? O que podemos dizer é que esses consumidores transitam por diferentes "eras", com prioridades e interesses que mudam rapidamente, o que exige das marcas flexibilidade e uma constante adaptação para se manterem relevantes e criarem conexões duradouras. Para engajar esse público, é essencial entender suas emoções e acompanhar suas transições.

Afinal, a Gen z é diversa e cheia de nuances. Emotional driven, são movidos por propósitos, dinheiro e aparências, o que torna um desafio para marcas se conectarem com eles.

Flexibilidade, autenticidade e relevância não são apenas palavras da moda — são o caminho para conquistar essa geração. Sua marca está pronta para esse desafio?

Se quiser receber o report completo apresentado no evento, clique aqui e compartilhe seu e-mail. Enviaremos em breve.

BRAND MARKETING CASE STUDY
A marca mais querida pela Gen Z

Como faturar 1 bilhão de reais em apenas 6 anos? Para a Olipop, marca estadunidense de refrigerante saudável, a resposta está no investimento pesado em criação de conteúdo orgânico.

Zoom out: A Olipop surgiu de uma empresa que havia fracassado em 2016, a Obi, e acabou sendo vendida pelos founders. Mas o sonho não morreu e, com os 100 mil da venda, Ben e David decidiram lançar seu novo refrigerante probiótico, agora, com o nome de Olipop.

Dessa vez, 70% do valor investido foi para branding, pautado na Gen Z como público-alvo. E foi com os passos abaixo que esses refris fizeram história:

🤝🏼 Depois de uma frustração com o seu CPC ao terceirizar o marketing para uma agência externa, a Olipop passou a recrutar criadores para gerir suas redes, além de uma creator em tempo integral, Sara Crane, que se tornou praticamente a garota propaganda da Olipop.

🎯 Por um bom tempo, a marca desativou todo seu investimento em tráfego no Instagram, e investiu todo esse valor em influência no TikTok. O perfil deles no Insta tem apenas apelo estético, enquanto a rede vizinha — onde a Gen z se concentra — é muito bem planejada e completa, sendo seu principal canal de conversão.

🥤 Após também fracassarem com cupons e ofertas de frete grátis por afiliados, focaram em conteúdos sutis e cotidianos, como esses dois. Normalmente eles vêm acompanhados de refeições e receitas que vão bem com cada sabor de Olipop, sempre emplacados pela hashtag #OlipopPartner, que já acumula mais de 160M de visualizações. Por um lado faz sentido, já que estamos no TikTok para nos entreter, não para ouvir discursos prontos de vendas.

Com estratégias relativamente simples, a Olipop nos ensina que a flexibilidade para testar e retestar estratégias é muito importante para fugir do marketing convencional. Para a Gen Z, a decisão ousada de priorizar o TikTok, foi o motivo da criação de uma comunidade leal de jovens, gerando um awareness cada vez maior.

BYTES TO BITE
Um giro pelas últimas campanhas de destaque

🥫 Polêmica. Semana passada te mostramos essa campanha da Heinz que, em sequência, foi tirada do ar por acusação de racismo e black face. E você, o que achou? Conte aqui sua opinião.

🍟 Falando em fast food, o Mc lançou uma espécie de Mc Lanche Feliz para adultos, com mini funkos colecionáveis de personagens da série Friends. A nostalgia também é estratégia.

👗 A collab do momento: Gap e Cult. Enquanto Gap ganha um toque sofisticado e conquista o público jovem da Cult Gaia (Gen Z e millennials), a marca de luxo se expande para um público mais amplo.

👶🏼 Prioridades, rs. No dia de maior taxa de natalidade no Reino Unido, o Burguer King lança campanha com mães comendo seus sanduíches como refeição pós-parto, ainda na maternidade e com o bebê no colo.

👟 Vencer não é confortável. É o que diz essa campanha inspiradora da Nike, como sempre.


👰🏼‍♀️ Something Old: Essa campanha do Itaú veiculada em revista, de 2012, fala com naturalidade sobre um produto muito delicado e difícil de se fazer publicidade: o seguro de vida.

JUST FOR FUN 🤪

Verdadeiro ou falso?
Leia os 3 fatos abaixo sobre a Gen Z e julgue-os verdadeiros ou falsos. As respostas estarão ao fim da edição.

🫀 ( ) Quando comparados aos Millenials, a Gen Z não possui tantos gostos e interesses bem definidos.
💰 ( ) Quanto à vida financeira, as mulheres consideram mais importante guardar dinheiro, enquanto os homens consideram mais importante viver experiências.
💸 ( ) Mais de 60% dos homens e mulheres investem seu dinheiro.

(Continue rolando para descobrir a resposta.)

TRENDING TOPICS OF THE WEEK
Marcas precisam seguir a cultura 🔥

Para sempre ficarmos de olho nos principais assuntos abordados, deixamos aqui os que ficaram mais em alta segundo o Google Trends nesta última semana (top 5):

  1. Seleções de futebol (Chile, Brasil…) ⚽️

  2. Ciclone Tropical 🌪️

  3. Flórida 🇺🇸

  4. Tribunal Superior Eleitoral 🗳️

  5. Cabelo maluco 🧑🏻‍🎤

Before 👋🏻 coisas que você precisa saber

📲 Acabou para a criançada (e que bom…) O Instagram está testando ferramentas de regulamentação que devem chegar ao Brasil em janeiro, voltadas para menores de idade: conteúdos sensíveis, notificações em horário de sono e contas abertas já eram.

 Dingdong. A Nintendo tem um novo lançamento, e não é um Switch, mas sim, o Alarmo, um despertador interativo com efeitos sonoros de Mário e Zelda, além de recursos de monitoramento de sono.

📺 Entretenimento que combate ansiedade. Pautado em pesquisas, o canal Telecine cria a sessão Filmes Para Sentir: um momento dedicado a exibição longas de enredos leves.

💸 Seria o patrocínio mais caro da TV? Os valores das cotas de patrocínio do BBB 25, que tem estreia marcada para o dia 13 de janeiro, foram divulgados pela primeira vez. Veja aqui.

RESPOSTA DO TRIVIA

  1. Verdadeiro. Enquanto os Millenials são fiéis aos mesmos gostos e interesses por toda a vida, a Gen Z tende a se identificar com características isoladas, não necessariamente associadas a apenas um "lado”.

  2. Falso. Na realidade, é justamente o contrário: homens preferem guardar dinheiro, enquanto mulheres, viver experiências.

  3. Verdadeiro. Com diferença nas faixas etárias dentro da própria Gen Z, 61% a 68% das mulheres investem, enquanto os homens variam de 71% a 76%.

Qual desses seria o momento ideal para você receber o trend report?

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até segunda-feira que vem

antes de ir, nos conte o que achou da edição de hoje. É super importante para aprimoramos a cada semana. Clique aqui para responder.

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