o ouro é dos realizadores

bom dia. sabe aquele projeto que você mencionou que ainda não teve tempo de ver? lembre-se de que o bom feito é melhor que o bem dito, comece agora.

uma fonte de inspiração para os seus conteúdos, estratégia e uma pitada de insights para sua marca. 💭

LESSON OF THE WEEK
A rainha da ginástica - e da mídia

Seja no trabalho, balada ou sofá de casa, nos últimos dias o Brasil só fala sobre Rebecca Andrade: a maior campeã olímpica nacional. Agora, além do talento e medalhas, ela acumula patrocínios de grande nome. Segue o fio:

💄 Para a Vult — do Grupo Boticário e patrocinadora da Rebecca desde 2021 — o anúncio da nova embalagem do pó compacto combinou a linguagem da maquiagem com a da ginástica. A campanha destacou o lado esportista e disciplinado da jovem, criando um match perfeito com suas características maquiagens gráficas.

🛍️ Já a Vogue relembrou a capa estrelada pela musa há 3 anos com esse vídeo super artístico no insta que gerou buzz. Rebecca por um novo viés: o da moda, com looks sofisticados e marcas estrangeiras de luxo.

🥛Parmalat Whey trouxe uma campanha fofa e de apelo emocional, fazendo jus ao estilo característico da marca, trazendo referências da infância e família da atleta.

🍔 E a Hemmer mostrou que timing faz toda a diferença: depois da resposta da atleta sobre "viajar na maionese”, soltou esse ad aqui brilhante no Insta.

📎 Perceba como uma mesma figura pode transitar entre diversos segmentos de mercado, por meio de diferentes aspectos de sua personalidade. Cada marca traz um lado único, sem anular nenhum outro, e entregando bons conteúdos que enriquecem a percepção do público sobre ela.

Rebecca já alcançou 10 milhões de seguidores no Instagram e se tornou um fenômeno nas redes. Estima-se que ela fature entre R$ 600 mil e R$ 1 milhão por ano com seus 12 patrocinadores, que incluem Volvo, Riachuelo, Adidas e Nivea.

O esporte no Brasil nem sempre é valorizado, e a popularização dos atletas na mídia tem sido um caminho para levantar fundos e alavancar carreiras. Paris 2024 já quebrou o recorde de audiência nas redes e, com uma mãozinha da Gen Z, parece estar transformando nossos atletas em influencers. Seria esse o início de uma era?

BRAND MARKETING CASE STUDY
O fiasco da Nokia: uma lição de mercado

Fonte: Statista

Era 2008, e a Nokia dominava o mercado de celulares com 49% de participação, à frente de gigantes como Apple e Samsung. Mas em apenas seis anos, sua presença desmoronou para míseros 3%. Onde erraram? Simples: tentaram ser como seus concorrentes.

Pode parecer estranho, mas competir muitas vezes significa copiar o concorrente e, com isso, perder sua essência. Quando a Apple lançou o iPhone, um produto premium e elegante, a Nokia, que era conhecida justamente pelo oposto — acessível e simplicidade —, perdeu sua identidade ao tentar imitar o rival.

Veja alguns exemplos de como a Nokia tentou, sem sucesso, replicar a Apple:

  • Campanha Lumia 900: A Nokia tentou cutucar a Apple com uma campanha agressiva para seu Lumia 900, uma estratégia similar à de outros competidores como Verizon, mas que acabou não captando a atenção desviada dos produtos da Apple.

  • Desenvolvimento do Symbian OS: Em resposta ao iOS, a Nokia criou seu próprio sistema operacional, o Symbian OS. A intenção era boa, mas falhou por problemas de usabilidade e compatibilidade.

  • Estratégia de Marketing: A Nokia tentou usar seu nome estabelecido para competir com a Apple, supondo que sua reputação atraísse clientes, mesmo chegando tarde ao mercado de smartphones. No entanto, essa estratégia não ressoou bem com o público que a Apple já havia conquistado.

Em vez de tentar eliminar a concorrência, a Nokia poderia ter oferecendo uma proposta única, coexistindo com a Apple através de uma ótica diferenciada.

Key insight: Uma boa estratégia não é sobre derrubar o adversário, mas sobre coexistir de forma que ambos possam vencer. A verdadeira sacada é entender que seus concorrentes não são realmente adversários; são aliados.

COMPORTAMENTAL
Black Friday à vista 👀

Você piscou e, acredite, novembro já está dando as caras. Bem, não exatamente, mas para os entusiastas da Black Friday, o jogo já começou. A busca por ofertas começa cedo, em setembro, quando consumidores e marcas se antecipam para mapear desejos e possibilidades.

O ciclo se desenrola de forma contínua: pesquisa intensiva em setembro, esquentando com campanhas em outubro e chegando numa maratona de promoções em novembro, que se intensifica até a Black Friday e segue forte até a Cyber Monday.

Panorama da Black Friday 2024:

  • Intenções de compra: 56% da classe AB quer aproveitar. Desses, 55% já têm uma lista pronta, enquanto 35% ainda estão decidindo.

  • Os mais desejados: Eletroeletrônicos, eletrodomésticos, roupas e acessórios, itens para casa e decoração, produtos de beleza e cosméticos, além de viagens e turismo.

  • Decisão de compra: 68% fazem sua lição de casa antes de comprar, e 72% comparam preços online.

Desafio para as Marcas:

Como se destacar numa maré de ofertas? Aqui vão algumas dicas matadoras:

  • Logística afiada: Entregas que não deixam você esperando e omnichannel. Destacar entregas em 24 a 72 horas e a opção de clique e retire. Veja um exemplo aqui.

  • Pagamentos diversificados: Oferecer métodos de pagamentos variados. Destacar cashbacks e descontos para pagamentos via pix. Veja como.

  • Segmentação e personalização: Esqueça o genérico. A ideia é personalizar, criar senso de exclusividade e engajamento. Confira como.

  • Trabalhe o calendário da data: De setembro à novembro. Existem diferentes oportunidades de momentos da jornada da data para trabalhar. Entenda.

  • Anúncios que ensinam: 7/10 consumidores querem ver ads que explicam a funcionalidade do produto. Um diferencial é posicionar os produtos na rotina dos consumidores. Veja.

  • Vantagens extras: É possível converter pessoas sem intenção de compra usando gatilhos como descontos acima de 50%, frete grátis e entrega rápida. Um exemplo aqui.

  • Engajamento através de história: Seja trabalhando uma causa social ou usando personagens para comunicar.

📎 Para mais informações confira essas pesquisas: Black Friday — Opinion Box 2024 | O Gente | E-commerce Brasil.

LET'S TALK DIGITAL
O TripAdvisor da Gen-Z

📍Não são só os destinos: a escolha do hotel, restaurantes, pontos turísticos e até a companhia aérea são encontrados no TikTok. Quer dizer, nem todos: alguns ainda estão ficando para trás.

69% da Gen Z e Millenials dizem selecionar seus destinos de viagens nas redes sociais, e desses, 44% usam especificamente o TikTok para isso. Os desdobramentos de uso desse app são onipresentes em todos os setores da economia, e no turismo, não poderia ser diferente.

  • A United Airlines, por exemplo, desde a crise no setor, após a pandemia, vem se tornando empresa aérea favorita dos jovens. Isso pelo posicionamento super presente e cool inserido nas trends, tanto no TikTok quanto no Insta.

  • O perfil do Booking no TikTok conta com mais de 1 MM de seguidores e diversos vídeos humorísticos de situações corriqueiras comuns enquanto turistamos.

  • Já o Airbnb, tem usado a rede para compartilhar spots compatíveis com cada tipo de viagem e suas casas temáticas recém-lançadas, como a da Polly e de Divertidamente.

Além das marcas, quem também costuma ganhar a opinião do público são eles, os creators. Lu Madeline é uma fotógrafa que viaja o mundo e gera desejo em seus destinos, com vídeos numa pegada mais fancy. Já Alexa, se mostra mais próxima de seu público, trazendo experiências mais acessíveis e roteiros que fogem do convencional. Vale a pena acompanhar ambas!

📎 Mas nem todos estão prontos para transformar o TikTok na sua agência de viagens, há quem prefira a opinião de quem já conhece a estrada. Entre Boomers e Geração X, 9 em cada 10 viajantes ainda preferem recomendações de amigos e familiares.

Por isso, as grandes marcas costumam preservar um meio-termo: não ser tão informal que pareça um meme, mas também não tão formal que pareça uma apresentação de PowerPoint de 2005. E para os creators, entender a faixa etária do público e ajustar a abordagem pode ser a chave para se manter relevante e engajado.

BYTES TO BITE
Um giro pelas últimas campanhas de destaque
TRENDING TOPICS OF THE WEEK
Marcas precisam seguir a cultura 🔥

Para sempre ficarmos de olho nos principais assuntos abordados, deixamos aqui os que ficaram mais em alta segundo o Google Trends nesta última semana (top 5):

  • Avião cai em vinhedo ✈️

  • Jogo: palmeiras x flamengo ⚽️

  • Escalada esportiva olimpíadas 🧗🏻

  • Tom Cruise (cerimônia de encerramento olimpíadas) 🎊

  • Dia dos Pais 🧍🏻‍♂️

Before 👋🏻 coisas que você precisa saber

📱 Instagram coloca views como métrica principal. O diretor do Instagram anuncia essa mudança, que facilitará aos criadores monitorar o desempenho dos seus conteúdos independentemente do formato. Confira todos os detalhes sobre essa atualização aqui.

🔎 A força das pesquisas de base. Foi por meio de uma dessas, em parceria com o portal the news da Waffle, que o Mercado Livre descobriu como combater o abandono de carrinho. Identificando os gatilhos certos, lançaram a campanha “Descontaço”. Saiba mais aqui.

🗞️ Depois de 103 anos, Folha de São Paulo muda o formato do impresso, buscando modernidade e ergonomia, além de uma aproximação das gerações mais novas. Confira o que muda para os anunciantes e publicitários.

até segunda-feira que vem

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