11/11/2024

Rd Summit, Anti-trends de branding, Beauty world, celebs e marcas.

a gente vai ter que se entender

bom dia. tendências estão aqui para guiar, mas é a autenticidade que constrói legado.

uma fonte de inspiração para os seus conteúdos, estratégia e uma pitada de insights para sua marca. 💭

LESSON OF THE WEEK

Todo grande mar tem seu maior peixe 🐠, e na última semana, o maior evento de marketing da América LatinaRD Summit — provou isso. Em três dias intensos, reuniu 21 mil pessoas por dia e contou com mais de 150 painéis estrelados por especialistas e grandes nomes do mercado.

Ao longo das próximas semanas, vamos trazer os destaques das palestras favoritas da nossa estagiária, e a escolha desta semana responde a uma pergunta instigante:

Você vai conseguir trabalhar com a Gen Z?

APRENDIZADOS DA PALESTRA DE DADO SCHNEIDER, CRIADOR DA CLARO

Você sabia que hoje temos 7 gerações trabalhando juntas? Cada uma traz suas ideias e culturas, moldadas em contextos diferentes, para um só projeto. E essa tendência só aumenta à medida que a população envelhece.

Nos últimos anos, esse convívio funcionou bem — até a chegada da Gen Z. A geração mais disruptiva desde o movimento hippie nos anos 60 democratizou o poder e virou as regras do mercado de cabeça para baixo.

Antes, o mercado era na vertical: quanto mais idade, mais poder. Hoje, com a internet, tudo se estrutura na horizontal. Novas fontes de informação substituíram a “sabedoria dos mais velhos”, trazendo uma distribuição de poder mais igualitária.

A Gen Z chegou com uma nova agenda, sem entender — e sem querer entender — o século XX. Eles vêm com menos necessidade de comprar a casa própria, ter uma carreira única ou buscar ascensão profissional tradicional. Vivem de forma mais "espiral", acumulando experiências.

E com isso, a diferenciação passou a ser feita por mentalidade, e não por idade. Nunca fez tanto sentido o termo “jovem idoso” (risos).

👉🏻 No final, Dado deixa uma conclusão: “A gente vai ter que se entender.” Cabe à Gen Z conhecer o passado, enquanto as gerações anteriores precisam aceitar que as coisas mudaram e que se adaptar é essencial. Porque “mudar, hoje, é entender e aceitar o novo, mesmo sem gostar das mudanças.”

E, com a experiência e sabedoria que os mais velhos têm, isso pode ser mais fácil para eles do que pensam. Por exemplo, sabemos que as melhores interações com o ChatGPT vêm dos melhores prompts, e quem tem mais repertório conversa melhor com IA. E esses, claro, são os mais velhos. Veja alguns destaques da palestra aqui.

E aí, qual sua aposta? 

Quanto tempo vamos demorar para todos se entenderem?

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COFFEE TALK

Fiquei pensando em como escrever mais um artigo de trends que não pareça mais do mesmo e a conclusão foi: acho que não consigo.

Tá cheio de gente muito melhor do que eu dizendo o quê e como fazer. Mas o que eu quero mesmo é te contar uns rolês errados que estão em alta e que você pode chamar de “5 anti-trends de branding pra 2025”, que se você apenas as evitar, já terá cumprido metade do seu planejamento e poupado boa parte do seu orçamento.

5 anti-trends de branding pra 2025

Por Thaís de Melo

A propósito da moda

Hoje, todo mundo quer ter um propósito. A marca decide apoiar uma causa só porque todo mundo está fazendo. Aí o discurso soa vazio e mais afasta do que aproxima. Ninguém precisa de mais uma marca defendendo coisas que nem ela mesma prática. O risco é que a própria campanha de propósito vire o maior símbolo da falta dele.

Os desinfluencers nossos de cada dia

Sabe aquela webcelebridade (que, sinceramente, nunca compraria aquele produto na vida real) promovendo uma escova de dentes ou um desinfetante? A audiência já tá vacinada. Usar influenciadores sem estratégia é só um o jeito mais rápido de gastar dinheiro e não ter retorno. Influência é construída e desenvolvida com quem tem alinhamento com a marca.

A Síndrome de Tati

O tom informal e os memes viraram os queridinhos das estratégias, mas nem todo mundo sabe usar. Lembra daquela personagem da Heloísa Perissé, a Tati?. Pois é. Se o posicionamento é formal, encontre seu próprio jeito de ser autêntico sem tentar imitar o Duolingo e a Netflix. Aliás, esse é um privilégio de pouquíssimas marcas.

Para de forçar a nostalgia!

Muitas marcas agora querem a valiosa atenção dos Millennials e da Geração Z. A nostalgia é um recurso emocional poderoso. Mas usada apenas como uma estética, sem conexão com a proposta de valor, o efeito é raso, diria até bobo. Visualmente interessante, mas a sinergia não rola.

As collabs que ninguém pediu

Tem parcerias que deixam a gente sem palavras. Eu nem preciso citar nomes aqui e pelo menos uma delas já veio à sua mente. Um grande descolamento entre público x marcas x produtos, e, no final, fica tudo com cara de mais do mesmo.

Acalma o coração (e o ppt também)

Tá todo mundo cansado de posicionamento vazio e discurso decorado. Bora ser genuíno, fazer bem feito e entregar o que a marca promete no banner do site. Já tá bom demais.

Por Thaís de Melo. Sou uma apaixonada por Branding, Comportamento de Consumo e tudo que envolve açúcar.

TREND TO WATCH
Já dizia Beyoncé

Parece que pretty hurts mesmo é no bolso da galera. A indústria global de bem-estar segue o seu crescimento ano pós-ano, e inclui a de beleza, que alcançou US$ 1,21 trilhão em 2023.

Em um mercado com tanta concorrência nacional e internacional, há algumas marcas que têm se destacado com estratégias inteligentes — para o bem e para o mal. Let's take a look.

🪩 Nem love song, nem Disney Channel…

A resposta é Rare Beauty. A Selena Gomez tem mais de 80% da sua fortuna advinda da sua marca, que possui 5 anos e 2 bilhões de dólares em valor. Esse resultado vem de algumas estratégias de sucesso, como a prática de lançar um produto de cada vez, o que maximiza o buzz e foco dos clientes em cada lançamento. Além disso, a escuta aos feedbacks dos clientes é ativa, alterando até embalagens para atender seus pedidos — isso conquista quem pede.

🤞🏻Vendendo fiado?

Uma campanha da The Ordinary, marca americana de skincare, deixou seus clientes escolherem o preço que vão pagar pelo produto — o valor cheio, 23% ou 40%. Ao notar que seus clientes estavam sofrendo com a inflação, a ideia surge como uma forma de afirmar seu posicionamento em tornar o skincare acessível e gera uma reflexão sobre valor do bem e realidade financeira.

💐 Nem tudo são flores…

Tem quem erre também. A Mascavo, marca da influencer Mari Saad, prometeu muito e entregou uma frustração danada, com as poucas opções de cores para pele oferecidas. O marketing de lançamento foi eficiente em colocar um holofote na grande crise relacionada a diversidade que estava por vir. Já dizia Olivetto: A pior coisa que um mau produto pode ter é boa propaganda.

FUN OF THE WEEK
Guess the celebrity

Creators têm investido em marcas próprias cada vez mais. E isso já tá mais do que claro, né?

👉🏻 É benéfico para os dois lados: enquanto os influencers geram renda desvinculada ao seu nome, a marca ganha um marketing de influência vitalício para divulgação. Manu Cit e Guday, Bianca Andrade e Boca Rosa, Hailey e Rhode — esses são apenas alguns cases de sucesso. Essa estratégia parece recente, mas a verdade, é que não é novidade e acontece há muitas décadas.

Vamos trazer um exemplo de um pioneiro…. e você vai tentar acertar de quem estamos falando.

☕ Nascido do interior de Minas e famoso por sua habilidade inigualável em sua área, fundou uma marca de um produto tradicional brasileiro, presente no cotidiano da população diariamente e consumido pelos leitores no dênius apenas sem açúcar. Se pegou, chute aqui.

(Continue rolando para descobrir a resposta.)

BYTES TO BITE
Um giro pelas últimas campanhas de destaque

🧘🏻‍♀️ 30s de paz. É isso que o Calm, app de meditação, proporcionou aos americanos durante a ansiedade da apuração das eleições. Compraram tempo de TV para acalmar o espectador.

🍟 Mais batata grátis. Depois dos calvos, eleitores e nomes horripilantes, agora chegou a vez dos alunos que prestarem Enem receberem um brinde do BK. Será que eles estão usando demais essa estratégia, ou ainda funciona? Nos conte o que acha aqui.

⚽️ Camisa de futebol sem escudo? O time do Fortaleza entrou em campo contra o Palmeiras com uma costura no lugar do escudo, homenageando mulheres que enfrentam o câncer de mama.

🎁 The Rock e São Paulo FC? Pela semelhança do mascote do time com um personagem do novo filme Operação Natal, fizeram essa campanha específica para o lançamento no Brasil.

🌲 Where's Wally? A Etsy, marketplace estadunidense, já está em clima de natal e soltou esse ad bem lúdico que personifica esse personagem conhecido.

😋 Something Old: Na nova era do marketing sensorial, já percebeu que algumas marcas estão te deixando com fome de comer... a própria marca? Vem ver alguns exemplos que vão abrir o apetite.

TRENDING TOPICS OF THE WEEK
Marcas precisam seguir a cultura 🔥

Para sempre ficarmos de olho nos principais assuntos abordados, deixamos aqui os que ficaram mais em alta segundo o Google Trends nesta última semana (top 5):

  1. Eleições nos EUA 🇺🇸

  2. Donald Trump 🕴🏻

  3. UEFA (Campeonato de futebol) ⚽️

  4. Lojas Americanas 🏬

  5. Dólar Americano 💰

Before 👋🏻 coisas que você precisa saber

🌌 Turismo espacial? Só para os poucos e afortunados. A VAST anunciou a primeira estação espacial comercial para 2025, com uma estadia de luxo a 2.000 km de altitude, acomodando até 4 hóspedes por 30 dias. Com conforto total: edredom inflável, materiais finos e vista única.

👚 Será que a resposta para o próximo hit está na conversa dos seus consumidores? Caçando o moletom perfeito, Julia Huynh viralizou e chamou a atenção da Gap, que transformou sua busca em uma collab: um moletom desenhado sob medida para todos os requisitos de Julia.

🔄 Será que impérios sempre encontram caminho de volta ao topo? Nos anos 2000, a Daslu foi o templo do luxo brasileiro. Agora, sob a direção da Mitre Realty, a marca ressurge, começando com um empreendimento residencial e planos para produtos e experiências exclusivas.

RESPOSTA DA CHARADA

Café Pelé. O jogador, nascido em Três Corações, cidade mineira produtora de café, fundou a marca em 1970, e foi responsável por ajudar a propagar o consumo do produto pelo mundo com o slogan “From Brasil to your cup”. Até falsificação da embalagem para exportação rolou, acredita? Era uma iguaria, e existe até hoje, apesar de ter sido comprada por uma grande empresa em 2017. Aqui e aqui você confere dois anúncios da marca.

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