10/06/2024

Como você faz as pessoas se sentirem?

bom dia. As pessoas esquecerão o que você disse, esquecerão o que você fez. Mas elas nunca esquecerão como você as fez sentir.

Uma fonte de inspiração para os seus conteúdos, estratégia e uma pitada de insights para sua marca. 💭

O que podemos aprender com a marca mais recomendada do Brasil
LESSON OF THE WEEK

O estudo NPS Benchmarking 2024 do Opinion Box revelou as marcas mais bem avaliadas no Net Promoter Score (NPS), um dos principais indicadores de performance e lealdade. Este ano, a Lindt ficou em primeiro lugar pelo terceiro ano consecutivo, com um score de 87.

🔎 Vamos explorar os fatores que levaram a esse sucesso:

Qualidade de Produto: 100% dos grãos de cacau da Lindt são rastreados e verificados pela Earthworm Foundation. A marca construiu uma sólida reputação graças ao uso de ingredientes de alta qualidade e processos de fabricação rigorosos.

Inovação de Produtos: A Lindt lança constantemente novos sabores e produtos, mantendo o interesse dos consumidores e atendendo às novas tendências de consumo do mercado.

Experiência do Cliente: Desde o design das embalagens até o atendimento em suas lojas físicas e online, a Lindt proporciona uma experiência de ponta a ponta que encanta os consumidores em todos os pontos de contato. Cada loja tem seu próprio NPS, refletindo a importância que a marca dá ao atendimento.

Marketing e Branding: A Lindt construiu uma imagem de marca premium e confiável. Suas campanhas frequentemente destacam a herança e a artesania, posicionando a marca como uma opção sofisticada e presenteável. Ela também conta com parcerias estratégicas e campanhas que enfatizam a experiência sensorial de seus produtos.

Exemplificando:

⭐ Como podemos ver, esse pontos não são novidades. Isso mostra que a chave do sucesso está em executar bem o básico: qualidade, inovação, experiência e uma comunicação eficaz com uma identidade de marca sólida.

Veja aqui as outras marca que ficaram em destaque.

Influencers? A bola da vez é podfluencers 🎙
TREND TO WATCH

Acabou de sair o relatório “2024 Podcast Trend Tour” do Spotify que destaca as principais tendências no universo dos podcasts e como marcas podem aproveitar disso. Let’s have a look:

🔊 Podfluencers: Os hosts de podcast se tornam grandes influenciadores. 63% das pessoas confiam mais nos seus hosts de podcast favoritos do que nos influenciadores de redes sociais. Isso reflete em decisões de compra, com 48% da Gen Z e dos millenials interessados em produtos promovidos por podcasters. Veja mais sobre isso aqui.

📈 Aumento dos Podcasts em Vídeo: Aumento de 39% nos streams diários de podcasts em vídeo globalmente. A dica para as marcas é usar múltiplos formatos, combinando áudio imersivo e vídeos que aparecem apenas quando o app está aberto.

💬 Interatividade: Podcasts estão adotando ferramentas interativas, como enquetes, aumentando o engajamento e o tempo de consumo. Anúncios com "call-to-action cards" dobram as visitas a websites comparados aos anúncios comuns.

📅 Eventos: Eventos como lançamentos de álbuns e finais de programas de TV estão impulsionando grandes picos de audiência nos podcasts, demonstrando como momentos de entretenimento podem ser aproveitados para engajar o público. Exemplo: debrief do último episódio de The Bachelor.

🚀 Efetividade dos Anúncios em Podcasts: 62% dos ouvintes tomaram alguma ação após ouvir um anúncio em podcast, seja pesquisando, comprando ou comentando sobre o produto.

Ao adotar essas tendências, marcas podem aproveitar da confiança e autenticidade dos hosts de podcasts e integrar estratégias de múltiplos formatos para alcançar resultados melhores.

Quem disse que não dá para prever o futuro? 🔮
COMPORTAMENTAL

Enquanto passamos horas pesquisando o mercado, buscando referência e observando o comportamento atual das pessoas em busca de traçar futura tendências, esquecemos algo essencial: quando nos concentramos no que nunca muda, paramos de tentar prever eventos incertos e passamos a entender melhor o comportamento atemporal.

Essa é a ideia central do livro “Same as Ever” de Morgan Housel, que sugere que a chave para prever comportamentos futuros é focar no que nunca muda. No marketing, isso significa usar princípios atemporais que influenciam o comportamento do consumidor.

👀 Vamos explorar alguns dos principais princípios do livro e como eles se aplicam ao nosso mercado.

(1) Consumidores sempre buscam por conveniência, qualidade e conexão emocional com as marcas.

  • 🏪 Conveniência: A Amazon ensina isso com o Amazon Prime, onde membros Prime gastam mais do que membros normais ao oferecerem frete grátis, entrega em 48h e “one-click buy”… Eles entenderam o modelo de negócios de postos de gasolina e 7-eleven e aprimorou.

  • ✅ Qualidade: A Apple exemplifica qualidade por meio de design, experiência do usuário (Talk about UX) e marketing inovador. A campanha “Shot on iPhone” ilustra isso.

  • 💕 Conexão emocional: A Coca-Cola constrói isso com campanhas focadas em felicidade e união, como a “Share a Coke”, que personaliza a experiência de comprar um refrigerante. Lançada em 2011, ela vem se reinventando desde então.

(2) Histórias são mais poderosas que estatísticas.

(3) Comportamentos históricos podem prever ações futuras.

  • 🔐 Programas de Fidelidade: O programa de recompensas do Starbucks capitaliza compras frequentes oferecendo incentivos que encorajam a repetição. Em 2009, 60% da sua receita total veio do programa de fidelidade.

  • 📅 Marketing Sazonal: Lojas como Target e supermercados criam campanhas direcionadas em torno de datas comemorativas como natal e páscoa para impulsionar vendas. Uma vez que entendem o maior padrão de compra nestes períodos.

(4) As pessoas seguem incentivos, não conselhos.

  • 📢 Programas de Indicação: O Dropbox cresceu 3900% em 15 meses com seu programa de referral. A estratégia foi simples, mas eficaz: ofereceram espaço de armazenamento adicional como recompensa.

  • 🏷️ Descontos e Ofertas: O Groupon conecta consumidores a negócios locais através de cupons e descontos por tempo limitado para criar urgência e motivar compras rápidas.

(5) A imperfeição pode levar à autenticidade e à conexão.

  • 🤳 UGC: É sobre gerar maior identificação ao mostrar o uso real e autênticos dos produtos. A Embelleze se destaca trazendo suas consumidoras como próprias embaixadoras da marca.

  • 🔎 Transparência: A The Cereal, depois de um erro operacional que os deixou meses sem produto, explicou a situação aos seus consumidores e usou isso em sua campanha de marketing, mostrando autenticidade.

(6) Focar no que não muda enquanto se adapta às novas tendências.

  • 🤖 Update de tecnologia: O Instagram mantém sua essência, mas se adapta com novas ferramentas como vídeos (2013), direct messages (2013), ad (2015), stories (2016), IGTV (2018), shopping (2018), reels (2020)…

  • ♻️ Sustentabilidade: A Patagonia foca no valor atemporal da responsabilidade ambiental enquanto inovam com novas práticas e materiais sustentáveis, exemplificado pela campanha “Don’t buy this jacket”.

Essas são apenas algumas das marcas que aplicam a teoria de Housel de usar comportamentos e desejos humanos que nunca mudam para manter marcas relevantes e resilientes no meio de tantas incertezas.

Porque ninguém está falando da Kwai?
LET'S TALK DIGITAL

Se você ainda não conhece, a Kwai é uma rede social chinesa muito parecida com o TikTok que vem ganhando popularidade por aqui. Apesar de ainda não ser conhecida por todos, o app já conta com 60MM de usuários brasileiros conectados diariamente, que, em média, consomem 65 minutos de vídeos por dia. Colocando o Brasil como o 2 maior mercado da plataforma fora da China.

Algumas ações recentes da plataforma:

Ela vem ganhando destaque como uma plataforma de mídia por acompanhar a mudança na dinâmica do consumo, oferecendo uma variedade de ferramentas e opções para que as marcas façam parte do consumo dos usuários: campanhas patrocinadas, conteúdos indiretos dentro do Telekwai, de lives com influenciadores…

Essas são algumas marcas que já estão por lá:

Qual é sua aposta, será que esse é o rise da nova rede social queridinha do momento?

Um giro nas campanhas da semana
BYTES TO BITE
  • Votar é sexy. A Just Vote usou essa ideia na campanha 'Voting is Hot AF' para atrair jovens eleitores. Nela utiliza visuais ousados, slogans atrevidos e destaca que 40% dos jovens (18-24 anos) acham mais atraentes as pessoas que votam regularmente.

  • Is it in you? Gatorade acaba de divulgar sua maior campanha de marketing, “It Hasn't Changed Yet”, trazendo de volta a famosa tagline. Protagonizada por Michael Jordan, fala com Gen Z, incentivando-os a superar as pressões externas e focar na motivação interior.

  • Quem foca só no digital perde oportunidades no offline. O BK usou fotos em tamanho real dos lanches em outdoors. O resultado? +150 mil pedidos, um aumento de 54,6% nas vendas semanais no app e 131% nas vendas semanais de produtos premium.

  • Hi Google 💋. A Perplexity, uma startup de IA avaliada em US$ 1 bi e futura rival o Google lançou sua primeira campanha de marketing com uma abordagem incomum: apresentou um trailer estilo cinematográfico hollywoodiano para um filme de ação que não existe.

Marcas precisam seguir a cultura: por dentro dos trending topics da semana 🔥

TRENDING OF THE WEEK

Para sempre ficarmos de olho nos principais assuntos abordados na semana, igual semana passada, deixo aqui os assuntos que ficaram mais em alta segundo o Google Trends nesta última semana (top 5):

  1. Rita Lobato (médica e ativista) 🔬

  2. Futebol (seleção brasileira, Brasileirão, Vasco, Santos…) ⚽️

  3. Mercado Livre 📦

  4. Meio ambiente 🌍

  5. Festa Junina 🪕

Before 👋🏻 coisas que você precisa saber

até segunda-feira que vem

antes de ir, nos conte o que achou da edição de hoje. É super importante para aprimoramos a cada semana. Clique aqui para responder

byeeeeee! 👋🏻

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