Você confia em você?

bom dia. Como já dizia Phil Knight, cofundador da Nike, “Vencer a concorrência é relativamente fácil. Vencer-se a si próprio é um compromisso sem fim.”

Uma fonte de inspiração para os seus conteúdos, estratégia e uma pitada de insights para sua marca. 💭

LESSON OF THE WEEK
Como fazer uma rebranding de sucesso?

Imagem: @bynv

A marca NV, do Grupo Soma, e recentemente adquirida pela Arezzo, comandada pela influenciadora e empresária Nati Vozza, decidiu, depois de 12 anos no mercado e 19 lojas, que estava na hora de mudar tudo. Um rebranding total 🔄, renovando desde a identidade visual até a forma como se comunica e se posiciona no mercado. E para isso ela veio com uma estratégia de marketing diferenciada.

Fechou todas as lojas por uma semana. Por quê? Para direcionar todo mundo para o novíssimo app da marca. 📱 Com um QR code estampado nas fachadas das lojas fechadas, o convite era claro: "Baixe o app!" Assim, enquanto as lojas físicas davam uma pausa, todos eram incentivados a explorar o aplicativo e já se familiarizar com a nova identidade da marca. Enquanto isso, a curiosidade sobre as lojas fechadas gerou um forte buzz orgânico nas redes sociais, ampliando o impacto do rebranding.

E não para por aí: No dia em que as lojas reabriram, a marca também lançou sua nova coleção de verão, criando um clima de mega expectativa e emoção. O resultado? Um desejo enorme pelo novo que ela propôs.

O que fez da certo? 🔑

(1) Cuidado ao planejar um rebranding 360, pensando em cada ponto de contato com o cliente.

(2) Um bom timing, dado que a marca já é estabelecida e bem-sucedida no mercado.

(3) Não alterou a sua essência, manteve os mesmo valores centrais, que ainda ressoam com o público existente, mesmo enquanto buscava uma nova expressão de marca.

(4) Fechar todas as lojas para rápidas reformas foi uma jogada ousada que gerou muita mídia espontânea e um interesse renovado na marca.

BRAND MARKETING CASE STUDY
O logotipo mais barato (e icônico) da história

Imagem: Turbologo

"Bom, não achei nada demais. Mas vou aprender a gostar.” — foi o que Phil Knight, fundador da Nike, respondeu à icônica logo da marca quando ela foi apresentada pela primeira vez.

A história de Phil começou enquanto estudante que vendia tênis japoneses no porta-malas de seu carro. Depois, em viagem ao Japão, fechou um acordo com uma empresa de lá e começou a revender os calçados nos EUA, naquela época com o nome de “Blue Ribbon Sports”booooring.

Phil sabia que precisava de um nome melhor e de uma logo com “dinamismo, boa percepção visual no calçado e diferença em relação a outras marcas conhecidas”, como ele mesmo disse. Escolhido o nome Nike — que tinha origem na Deusa Grega da Vitória — o vendedor fez um pedido à colega Carolyn Davidson, na época, estudante de design: criar o que viria a ser o logotipo mais atemporal da história, o Swoosh.

💸 Com o combinado de um pagamento de 2 dólares por hora, Carolyn concluiu o trabalho em 17 horas de trabalho. Na entrega, ela explica que a ideia era que a linha retratasse a Deusa, que apadrinhava os atletas na Grécia Antiga, mas os acionistas inicialmente interpretaram o logotipo como uma fita.

Foi somente com o tempo que o Swoosh foi associado a velocidade, energia e rapidez, casando perfeitamente com o slogan “Just do it” que surgiu mais tarde. Pense que Nike é uma das poucas empresas onde o logotipo tem um nome próprio, único, que não está associado a nada mais.

⚡ O Swoosh é simples, conciso e se mostrou ser um dos logotipos mais persistentes do mundo, permanecendo praticamente inalterado até hoje. Ele é a prova que nem sempre a sua big idea precisa ser mirabolante ou cheia de particularidades e referências.

É por isso que, quando você estiver em uma reunião de brainstorm e sentir vergonha de sugerir uma ideia boba, lembre-se de Carolyn, Phil e do caso da Nike. É muito comum que de primeira a ideia pareça ruim, mas na maioria das vezes, só falta uma boa execução. O básico bem feito é sempre o melhor caminho.

O tempo também muda tudo: ele tem o poder de transformar ideias ordinárias em geniais. Seja paciente, pense de cabeça fria, respeite o prazo até que seu olhar não esteja mais viciado. E o resto será história, assim como a da Nike.

COMPORTAMENTAL
Na sua gaveta tem um produto comprado em 2010

Imagem: BoF Professional

🏌🏼Que atire a primeira pedra quem não tem um creme corporal de 2010 guardado na gaveta, ou já cortou a embalagem plástica para poder aproveitar até a última gota do protetor solar.

São vídeos retratando essas situações que têm começado a ter engajamento e força entre os TikTokers nos últimos dias. Ao que tudo indica, o lifestyle de consumo exorbitante propagado pelos influencers parece não mais ser “aesthetic” para a Gen Z.

É nesse contexto que vem nascendo o Underconsumption Core: uma espécie de movimento que nega a necessidade de se possuir e consumir tanto. Em tom de crítica à propaganda exagerada que tem tomado conta da FY de todos nós, os jovens têm se perguntando o porquê de normalizar necessaires com 10 marcas de base se é impossível usar todas elas até a data de vencimento, por exemplo.

👀 Se você ainda não viu, aqui vão alguns interessantes: Essa UGC creator mostrou seus tênis rasgados, essa brasileira desabafou sobre publis excessivas demais, e essa aqui até usou do momento para fazer piada com o namorado.

Zoom out: As principais motivações para esse tipo de comportamento estão na pauta ambiental e no aperto do bolso. Além de gerar lixo e desperdício, a prática da compra compulsiva endivida os jovens, que tem tido cada vez mais seu poder de compra reduzido.

✏️ E o que as marcas aprendem com isso? É hora de focar em aprimorar a durabilidade e qualidade dos seus best-sellers, de investir no marketing daqueles produtos e serviços que tem gerado um resultado mais duradouro possível. Opte por embalagens práticas e sustentáveis, se posicione enquanto valorizadora da qualidade ao invés da quantidade.

📲 E os criadores de conteúdo? Tá na hora de selecionar a dedo suas marcas e produtos parceiros. Escolha aqueles poucos que de fato façam parte do seu dia a dia e sejam associados ao seu posicionamento: só assim será possível transmitir autoridade e confiabilidade em suas indicações. Afinal, cada vez mais, menos é mais. risos.

LET'S TALK DIGITAL
O que podemos aprender com Nara Smith?

Imagem: @naraaziza

Nara Smith, modelo, influenciadora e mãe de três, está transformando o marketing de influenciadores, tornando-se um grande atrativo para as marcas ao demonstrar que os roteiros tradicionais podem ser substituídos por criatividade genuína.

Marc Jacobs percebeu seu potencial e se uniu a ela para uma campanha que valoriza o formato criativo da influenciadora, mergulhando o público em uma experiência estética única que redefiniu o engajamento.

👗 A campanha: Smith, conhecida por suas postagens de TikTok fazendo comida do zero, criou uma tote bag ao estilo de seus vídeos de culinária. Afinal, as pessoas estão lá no seu perfil para ver exatamente esse tipo de conteúdo, então naturalmente todos assistiram. Não tem erro.

📊 O impacto? A campanha alcançou 13,7 MM de views e gerou US$966.000 em valor de impacto na mídia no TikTok, provando que integrar produtos em narrativas autênticas pode transformar completamente o engajamento. As marcas que saem do comum e trazem novidade criam não apenas anúncios, mas diálogos significativos que fortalecem sua presença no mercado.

Key learning: Pense fora da caixa. Priorizar o conteúdo sobre o anúncio tradicional constrói marcas de maneira mais eficaz e duradoura.

Outras campanhas criativas trending on Social 👀

  • Arthur Paek, um jovem de ascendência coreana, viralizou no social com vídeos em que prepara pratos de maneira satisfatória, sincronizando movimentos e ritmos. O Mercado Livre viu uma oportunidade de ouro e o convidou para cozinhar em sua campanha de 25 anos.

  • O canal de comédia "Aqueles Caras" bombou no YouTube com vídeos que têm o desafio de identificar o sincero entre cinco pessoas, quatro das quais são impostores. Old Spice entendeu o buzz e se juntou para um episódio especial, “Quem tem Cece?”.

  • Morgan Riddle, namorada do tenista Taylor Fritz, viralizou com seus conteúdos dos bastidores dos torneios. Charlotte Tilbury percebeu o potencial e criou um GRWM casual com Morgan, onde ela usa seus produtos enquanto fala dos bastidores de Wimbledon.

BYTES TO BITE: EDIÇÃO OLIMPÍADAS
Um giro pelas últimas campanhas de destaque
  • Malas que marcam o percurso. A Rimowa, marca conhecida por suas “malas sofisticadas para viagens memoráveis”, criou esses anúncios super criativos integrando as linhas características das bagagens às pistas e piscinas olímpicas. Vale dar uma olhada.

  • Humor às Olimpíadas. Enquanto a maioria das marcas apostam em campanhas emocionais durante os jogos, a Jacquemus inovou com skits de comédia no Instagram, inspirados nas cenas olímpicas. Além disso, lançou uma coleção especial em collab com a Nike.

  • Coca-Cola lança a trilha sonora oficial dos jogos. A marca uniu forças com o Comitê Olímpico Internacional para criar a música "Hello World", liderada pela banda OneRepublic. O videoclipe com atletas da Team Coca-Cola, traz um marco nos seus 96 anos de parceria.

  • Rodada de cerveja grátis? A Corona Cero, patrocinadora das Olimpíadas, está com uma ação bacana em alguns bares: uma rodada grátis da bebida para quem estiver consumindo no momento da conquista de uma medalha. Clica aqui para conferir as lojas participantes.

POR ONDE A WAFFLE ANDA?
O grupo de mídia que conversa com a geração Z

Em uma matéria exclusiva para o Meio & Mensagem, nós do grupo waffle respondemos perguntas sobre como estamos inovando para atrair as novas gerações, nativas digitais que preferem conteúdos interativos nas redes sociais. O grupo começou com a newsletter the news, ampliando para cobrir de esportes ao entretenimento através de várias newsletters e um podcast. Com uma audiência de 2 milhões de usuários ativos e 50 milhões de impressões mensais, nós como grupo de mídia, focamos em nos conectar com futuras lideranças, se adaptando aos hábitos e expectativas dos jovens consumidores.

TRENDING TOPICS OF THE WEEK
Marcas precisam seguir a cultura 🔥

Para sempre ficarmos de olho nos principais assuntos abordados, deixamos aqui os que ficaram mais em alta segundo o Google Trends nesta última semana (top 5):

  1. Modalidades das Olimpíadas (Vela, Ginástica artística, Judô)

  2. Atletas das Olimpíadas (Rebeca Andrade, Gabriel Medina, Simone Biles) 🏄🏻‍♂️

  3. CMSP (Centro de Mídias SP) 🧑🏻‍🏫

  4. Copa do Brasil (O torneio e os times) 🏟️

  5. Mercado Livre (Promoção) 📦

Before 👋🏻 coisas que você precisa saber

💬 Você conhece e sabe se comunicar com a Gen Z? Esse estudo da Consumoteca mergulha no universo dessa geração, explorando seus dilemas, estilos de consumo e como as marcas podem dialogar com eles. É um panorama completo sobre quem são esses jovens consumidores.

📺 Mudança Olímpica na Transmissão: Cazé TV Assume com Sucesso — Pela 1ª vez, a Cazé TV tira os direitos das Olimpíadas da Globo. Descubra os detalhes por trás dessa estratégia aqui, já foram 500MM de telespectadores na abertura e 15,4MM de inscritos no canal.

🛒 O que esperar do Black Friday 2024? As marcas já se preparam para uma das datas mais aguardadas do ano. Ela parece estar distante, mas em setembro, os consumidores já iniciam suas pesquisas. Confira um panorama completo dessa data aqui.

até segunda-feira que vem

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