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- 04/11/2024
04/11/2024
O poder da humanização, reposicionamento da Nike com Bea Cury e Papa ganha um anime.
seu voo está atrasado
bom dia. a vida muda sem te avisar. sua resposta a isso? é onde mora a oportunidade.
uma fonte de inspiração para os seus conteúdos, estratégia e uma pitada de insights para sua marca. 💭
LESSON OF THE WEEK
Seu voo está atrasado…
“Arggg só me faltava essa”
”Aiii preciso estar no meu compromisso a tempo”
”O tempo nem está ruim, porque atrasou?”
Imaginamos que muitos de vocês já passaram pela frustração de um voo atrasado. E claro, nós “entendemos” que faz parte do jogo, mas vamos combinar, dá uma vontade de gritar, né? Especialmente quando ninguém nos explica o motivo nem nos dá respostas para nada.
Pois é, semana passada a estagiária aqui viveu exatamente isso. Domingo à noite, voltando do Rio, cansada, já pensando em chegar em casa... boom! Voo atrasado. Lá ficou ela, frustrada, pensando "nunca mais vou voar com essa companhia".
Isso realmente teria acontecido, mas eles resolveram mudar o jogo. Quando finalmente embarcaram, o piloto foi ao alto-falante e, de forma surpreendentemente humana, contou a história por trás do atraso. Falou de Rafa e Ana, que estavam fazendo de tudo para evitar o problema, da escassez de membros da equipe que enfrentaram aquele dia, e da sequência de outros voos que atrasaram e impactaram o horário.
Com esse relato, ele não só nos explicou, mas humanizou a situação. De repente, a frustração se tornou empatia. O “entendemos” deu lugar ao realmente entendemos.
Por que isso importa?
Humanizar e ser transparente são mais do que estratégias; podem ser a chave para a lealdade. No fim das contas, somos humanos, e marcas também são feitas por humanos. Sabe quando um amigo faz algo com o qual você não concorda, mas ao ouvir o lado dele, sua percepção muda? Marcas têm o poder de fazer o mesmo.
Veja esse outros exemplos de marcas que também fizeram isso:
🍔🍟 Esse cara resolveu um problema logístico com o estoque do produto carro-chefe da empresa, Patties, com um único post no Instagram falando que estava de férias.
✈️ Você já viu um avião sendo montado ou acompanhou a equipe do aeroporto? Durante um período com atrasos e cancelamentos frequentes, a Southwest lançou uma websérie no YouTube mostrando os bastidores das operações de voo. No TikTok, eles também mantêm um trabalho constante de humanização e identificação com o público.
💻 A Buffer, um software de gerenciamento de redes sociais, acabou com o problema da transparência salarial e abriu uma planilha pública que mostra os salários e a estrutura salarial da empresa.
👉🏻 Vale o questionamento: da próxima vez que sua marca passar por um problema ou uma crise, será que a melhor saída não é ser transparente? Humano…
COFFEE TALK
A morte do Just Do It
Por Beatriz Cury
Não sei se te contaram, mas aconteceu uma tragédia. O nosso queridíssimo amigo, colega dos publicitários, aquele que todo mundo se inspirava, que era o queridinho da galera, veio a óbito. O Just Do It morreu. Na verdade, não sei bem se foi uma tragédia, talvez tenha sido um mal necessário, acho que eu tô até feliz… Vou deixar você decidir.
Tem gente que diz que ele foi inspirado na última frase que o assassino Gary Gilmore falou antes de ser executado. O criminoso soltou um "Let's do it" minutos antes de morrer. E isso inspirou Dan Wieden a criar o tão celebrado "Just Do It". Até agora.
A Nike mudou de posicionamento.
Depois de alguns probleminhas de negócio e desvalorização das ações, agora, a Nike é sobre "vencer". Essa é uma estratégia que segue o desejo do CEO Elliott Hill de trazer o atleta de volta pro centro da empresa. Para a tomada de decisão, para o desenvolvimento do produto, para a marca.
E com atletas, não basta "Just Do It". Com atletas, "Winning is Winning".
Vamos falar a verdade? A Nike deixou de ser uma empresa de esportes faz tempo. A empresa que nasceu para democratizar a corrida acabou virando uma empresa de lifestyle, streetstyle. Tá errado? Não tá. Tá certo? Também não.
Apesar de desconfortável, competitivo e quase violento, esse novo posicionamento da Nike não só combina, mas é consistente e consciente das mudanças que o esporte está passando nos últimos anos. Combina com o que a empresa precisa fazer agora, combina com Phil Knight, combina com 2025.
🪦 RIP :)
👉🏻 Veja os novos filmes das campanhas da Nike: “Am i a bad person?” | “Winning is winning” | “Sunshine”
Ahhh, e não me apresentei: sou Beatriz Cury, ou Bia Cury, gerente de consumer marketing das marcas Meta na América Latina, liderando campanhas para o consumidor dos produtos Instagram, Facebook, WhatsApp e Meta AI.
TREND TO WATCH
O Papa é mesmo Pop
Se você achou esse título confuso, se prepara pra surpresa: o Vaticano criou um mascote próprio, caracterizado por traços de personagens de anime. Será apresentada ao mundo em uma convenção Geek, e é obra dos preparativos da Igreja para o Jubileu, celebração católica.
👩🏻🌾 Luce é uma peregrina muito bem preparada, de capa amarela e galochas. E tem uma turma de amigos, tá? Todos criados pelo artista Simone Legno, também autor de outros personagens da mesma estética, os Tokidoki's. Aposto que você conhece. A igreja católica vem perdendo seu público, e parece estar revendo seus dogmas para renovar seus seguidores e atrair os jovens. |
A cultura pop, como os animes, são uma porta de entrada popular para falar a língua dos adolescentes — disso o Papa Francisco já sabe. A criação da Luce não é uma iniciativa isolada de aproximação: Carlo Acutis, um millenial que colecionava Pokémons, jogava Mario Kart, e documentava milagres no seu site, será canonizado Santo em breve.
👉🏻 Apesar das rígidas estruturas do catolicismo, até mesmo a instituição mais tradicional da humanidade percebeu e aceitou que precisa inovar. E você aí, com medo de propor algo de diferente naquela reunião de brainstorm. Pense nisso na próxima. 😉
FUN OF THE WEEK
O que é o que é
Esse aqui é o texto de uma publicidade famosa de uma marca que, sem dúvidas, você conhece. Cada lacuna repete o nome da marca uma vez. Você consegue adivinhar qual é apenas pelo o contexto? Chute aqui.
👉🏻 O único, o insuperável, o inimitável Pelé. Todo mundo vive perguntando: quem vai ser o próximo Pelé? Só bola fora. De vez em quando, até parece um fenômeno, mas só Pelé é Pelé. E só _______ é _______ entende? Tudo passa. Só _______ fica. Que nem o Pelé. Ninguém passa sem ______. E quem escolhe outra marca, não entende, entende? Só Pelé, é 10. Só _______, é 10.
(Continue rolando para descobrir a resposta.)
BYTES TO BITE
Um giro pelas últimas campanhas de destaque
☀️ Pé na areia, mente tranquila. A Havaianas lançou a campanha de reposicionamento “Tira o pé. Vai de Havaianas,” estrelada por Paolla Oliveira e Diogo Nogueira, incentivando o público a desacelerar e aproveitar a vida. Afinal, não dá para correr de Havaianas.
🎬 Duvido que você nunca foi impactado por um dorama, as famosas novelas asiáticas. Com o consumo dessas séries crescendo 6x, o Boticário viu a oportunidade: transformou sua loja conceito em SP na temática e ainda lançou seu próprio dorama no TikTok. Veja aqui.
💪 Aonde a força e a elegância se encontram? Segundo a Apple, no chip M4 do novo MacBook Pro. Com um toque divertido, o novo filme explora o desempenho do M4, enquanto ressalta a fusão de tecnologia e criatividade da Apple.
⚽ Foi golaço. Com a derrota do jogador Vinícius Jr na premiação Bola de Ouro, a Vivo e outras diversas marcas decidiram se posicionar com essas campanhas contra o racismo e em apoio ao atacante.
💜 Nubanc, o mais novo banco digital. Para celebrar os 30 anos de Friends, o Nubank lança uma campanha nostálgica estrelada por Matt LeBlanc, o Joey, que cria seu próprio banco para combater a burocracia financeira. E o projeto se espalha por SP – veja só!
Como já dizia David Ogilvy: "Se você quer que as pessoas comprem seu produto, explique de forma breve e simples: o que você vende e como isso melhora a vida delas." Foi exatamente isso que a British Columbia Lung Association, associação no combate ao câncer de pulmão, fez aqui. 👉🏻 |
TRENDING TOPICS OF THE WEEK
Marcas precisam seguir a cultura 🔥
Para sempre ficarmos de olho nos principais assuntos abordados, deixamos aqui os que ficaram mais em alta segundo o Google Trends nesta última semana (top 5):
Bola de ouro (prêmio) 🥇
Eleição 🗳️
Mercado Livre 📦
Enem 📄
Fórmula 1 🏎️
Before 👋🏻 coisas que você precisa saber
🛑 Gestão de crise? Olha só como o McDonald's se posicionou: simples, direto e eficiente.
🤳🏻 Enquanto são impactados pelo ambiente digital, os creators também moldam esse universo junto às marcas que escolhem. Veja aqui as preferências e desafios enfrentados por eles, desde monetização e inclusão até o impacto na saúde mental.
🎤 Idolatrar é coisa do passado? Pelo gasto com fandom no Brasil, parece que não. Mas hoje, ser fã talvez seja mais sobre pertencer a uma comunidade do que idolatrar ou aspirar a alguém.
RESPOSTA DA CHARADA
Se você ainda não adivinhou qual é essa marca, fica que nem o Pelé, confira aqui.
COOL THINGS GOING ON
Essa lição simples me deixou pensativa
Esse core aqui é o antigo "vira folha", mas por uma nova perspectiva
New bag alert! Mas nessa só cabe… sua panela! Check it out.
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