
Qual o poder do branding?
bom dia. Uma ideia é apenas meia ideia até que seja compartilhada. Então, que tal começar o seu dia hoje tirando sua ideia do papel ao compartilhar-lá com alguém?
Uma fonte de inspiração para os seus conteúdos, estratégia e uma pitada de insights para sua marca. 💭
Criando diferenciação através de embalagens
LESSON OF THE WEEK

Name the industry e, neste ponto, provavelmente há milhares de marcas fazendo exatamente o mesmo ou algo semelhante ao que você faz. Então, como se destacar? Afinal, nenhuma marca é igual a outra. O branding as tornam únicas.
👉🏻 Atualmente, as embalagens estão se mostrando essenciais para gerar uma disrupção nos mercados saturados.
Tradicionalmente, vista como conservadora e estabelecida, a indústria de embalagens está passando por uma transformação dinâmica impulsionada pela inovação e agilidade das startups. Esses novos players estão trazendo ideias inovadoras, soluções baseadas em tecnologia e práticas sustentáveis para um setor pronto para se renovar.
🫒 Mercado do azeites
A marca Single & Fat está revolucionando o mercado de azeites com sua embalagem rosa ousada e divertida. Diferente das marcas tradicionais que adotam uma estética refinada, ela traz um toque moderno, semelhante ao que a Liquid Death fez com água. Seu nome reflete a gordura saudável do azeite e o produto é produzido em lotes individuais com azeitonas italianas colhidas de forma sustentável, oferecendo notas de alcachofra e amêndoa. Essa abordagem não só diferencia a marca nas prateleiras, mas também atrai consumidores modernos e foodies que buscam uma experiência culinária descontraída e prazerosa.
🫘 Mercado do feijão
Geralmente, ao pensar em comprar feijão, vêm à mente latas ou sacos plásticos sem graça e pouco diferenciadas. A marca Superlupes revolucionou isso com embalagens coloridas em ziplock contendo feijões marinados e em conserva para consumo imediato. Altos em proteína, veganos e sem glúten, eles acompanham as tendências de mercado, entendendo a necessidade das pessoas por produtos práticos para o dia a dia.
☕️ Mercado de café
Quantas marcas de café você consegue pensar? Imagino que muitas, cada uma com sua funcionalidades e características. Mas a marca No Normal Coffee inovou e trouxe um conceito único: café em tubo. A embalagem reflete o conceito da marca de oferecer uma alternativa prática e de alta qualidade ao café instantâneo tradicional. Com grãos 100% arábica de cultivo sustentável na América do Sul e açúcar orgânico suíço, ela oferece uma experiência diferenciada e sustentável. O café pode ser consumido diretamente do tubo, com frutas ou pão ou misturado com água quente ou fria.
Reflexão: Como podemos fazer alterações na embalagem para criar diferenciação e desejo?
O que podemos aprender com a NRA
TREND TO WATCH

Na última semana, ocorreu nos Estados Unidos a 103ª edição da NRA (National Restaurant Association Restaurant Show), um dos maiores eventos da América focado em inovação na indústria de food service e bebidas. A feira reuniu compradores, fornecedores e fabricantes para explorar as principais tendências do setor.
Principais aprendizados desta edição:
Experiência do Consumidor: As marcas finalmente entenderam que os consumidores compram experiências, não apenas produtos. No setor, isso se traduz na busca por novas experiências de sabores, com restaurantes adotando sabores globais, pratos diferenciados e opções saudáveis.
Exemplo prático: O melhor restaurante do mundo se transformou completamente para se tornar vegano, oferecendo um novo mix de sabores autênticos e experiências personalizadas. Neste TED Talk, o fundador detalha como a autenticidade e as experiências personalizadas foram cruciais para manter o status de melhor restaurante do mundo após a transição para o veganismo.
Inteligência Artificial (IA): A IA está sendo cada vez mais implementada nos processos das empresas para otimizá-los. No setor, os avanços dessas soluções são visíveis em diversas etapas da jornada do consumidor no ponto de venda (PDV), como no registro de pedidos, pagamento e escolha da localização do PDV. Isso torna as escolhas mais rápidas e assertivas.
Exemplo prático: A marca Jack in the Box substituiu os colaboradores do drive-thru por IA, otimizando o atendimento sem realizar demissões. Além disso, utiliza a IA para selecionar locais estratégicos para novas lojas, melhorando a eficiência e a expansão de mercado.
Busca por Saudabilidade: O foco em saúde refletiu em movimentos como a obsessão por proteínas. O mercado de whey protein deve atingir 16,8 bilhões de dólares até 2032, impulsionando o crescimento de marcas de proteínas em diversos formatos e tamanhos. Aliás, essa matéria reflete bastante sobre essa recente “loucura” pela proteína.
Exemplo prático: A Mars adicionou ao seu portfólio produtos proteicos como barrinhas de proteína e whey das marcas Snickers, M&M's e Twix. A barra Snickers Hi Protein tem 20g de proteína e é comercializada como uma alternativa deliciosa tanto para os que buscam indulgência quanto para consumidores casuais que buscam uma opção rica em proteínas.
Outras tendências incluem: redução do desperdício de alimentos, uso de energias renováveis e o aumento das opções de “lanches” para atender à vida agitada do público jovem.
The (re) branding of nicotine
COMPORTAMENTAL

Como o mercado de nicotina se reinventou para continuar atraindo jovens em um cenário onde as pessoas buscam por maior saudabilidade.
Depois de um declínio nesse mercado, ele volta a crescer, principalmente devido aos jovens — no Reino Unido, o uso de nicotina entre eles triplicou nos últimos três anos.
Jovens (19 a 24 anos) que usam produtos de nicotina cresceu de 28% para 35% desde 2021. Enquanto o uso de cigarros eletrônicos subiu de 9% em maio de 2021 para 29% em maio de 2024.
Isso porque o mercado entendeu a Gen Z, uma geração mais solitária e estressada que está em constante busca por soluções de curto prazo e ferramentas de escape. Com isso, as empresas conseguiram fazer um marketing sofisticado da categoria e tornar o produto de fácil acesso.
Como? Criando diversas variações de produtos de nicotina e apresentando-os em cores vibrantes e sabores variados, tornando-os atraentes e difíceis de detectar por pais e professores. Empresas como a Juul foram flagradas direcionando suas campanhas para adolescentes, até mesmo em escolas.
A bola da vez:
Cigarro —> cigarro eletrônico —> alternativas de nicotina
Com o surgimento dos problemas com o vape e a percepção crescente de que eles são tão prejudiciais quanto os cigarros tradicionais, o mercado precisou se reinventar mais uma vez. Foi assim que surgiu o Zyn.
Comercializado como uma alternativa ao tabaco, o Zyn é um sachê de nicotina disponível em diversos sabores, de canela ao café, que se coloca entre o lábio superior e a gengiva por até uma hora.
Marketing genius: Suas redes sociais refletem tudo o que a Geração Z aprecia e com a qual se identifica. A hashtag #ZYN acumula mais de 700 milhões de visualizações no TikTok, com "Zyninfluencers" promovendo a marca de forma autêntica e não oficial.
Além disso, a marca implementou um programa de recompensas onde os compradores frequentes podem trocar pontos por presentes, acrescentando um elemento de gamificação à experiência de consumo.
Outra marca que está adotando a mesma estratégia é a Blip. Criada pela modelo Josephine Pearl Lee, a Blip tem como objetivo tornar o abandono do tabagismo atraente para os jovens, oferecendo gomas de nicotina e pastilhas em embalagens coloridas e modernas.
O principal diferencial da Blip é o foco na construção de uma comunidade. A fundadora entendeu que o senso de comunidade, um dos fatores principais para a fidelidade de marca hoje em dia, estava ausente nas marcas de nicotina. Assim, ela criou uma comunidade online e offline para a marca.
Nas redes sociais, a Blip compartilha recursos educacionais e incentiva os seguidores a compartilharem suas histórias. A marca também oferece um programa de mensagens de texto de suporte. No offline, ela realizou uma turnê com a banda Paramore e planeja eventos noturnos regulares com festas de música emo e pop-punk, reconfigurando a percepção da cessação do tabagismo como uma experiência positiva e compartilhada.
Essas são apenas duas das diversas marcas que estão encontrando alternativas inovadoras. Lost Mary e Elf Bar são outras marcas que seguem a mesma linha. Onde embora essas marcas incentivem as pessoas a pararem de fumar tabaco, elas tornam a nicotina cada vez mais acessível e atraente para os jovens. Será então que esses produtos alternativos são realmente um benefício, ou é apenas um mercado se reinventando através do branding?
Grid Zero
LET'S TALK DIGITAL

Em um mundo onde quase tudo é público, a privacidade se torna algo extremamente valioso, e isso é algo que a Geração Z está começando a entender e a valorizar.
Essa conscientização está se refletindo em uma aversão à permanência digital, e dando a origem à tendência do “Grid Zero”, onde os jovens optam por manter seus feeds vazios e preferem interações mais passageiras e privadas, como mensagens diretas e stories, em vez de postagens permanentes. Plataformas como Snapchat e BeReal já perceberam esse comportamento.
Os chamados "finstas" são uma extensão disso, permitindo que os usuários compartilhem conteúdos com um grupo mais seleto de amigos, mantendo uma aparência quase inexistente em seus perfis principais. Esse movimento sinaliza uma mudança marcante no engajamento das redes sociais pela nova geração, que prioriza o controle sobre sua presença digital e adota um estilo de vida mais reservado e misterioso.
Adam Mosseri, diretor do Instagram, diz que é por isso que a plataforma tem direcionado seus recursos para ferramentas como direct messages, refletindo uma adaptação ao comportamento de seus usuários. Recentemente, mudanças no algoritmo do Instagram também apontam para um foco no compartilhamento de posts, levantando questões para as marcas sobre como adaptar suas estratégias para se alinhar com essas novas preferências de comportamento digital.
Um giro nas campanhas da semana
BYTES TO BITE
ASMR strikes again. A técnica que virou fenômeno nas redes sociais por gerar uma sensação de relaxamento foi o tema central da nova campanha Dreams, marca de camas, para promover o descanso e a performance atlética, e provocar sensações.
Walmart traz nova forma de comprar. Sua nova campanha “Walmart Realm” conta com uma casa virtual para lojas gamificadas e imersivas criadas em collab com influenciadores. Ela mistura compras e entretenimento, encurtando a distância entre inspiração e conversão.
Apple reagiu. Depois da polêmica envolvendo sua campanha do iPad, na qual foi acusada de menosprezar os criadores humanos, a Apple respondeu lançando uma nova campanha que coloca esses criadores em destaque.
Who run the world? Girls. E.l.f Cosmetics é a primeira marca de beleza a patrocinar uma pilota de corrida. A campanha inclui uma experiência interativa no dia da corrida, reforçando o compromisso da marca com a inclusão e o empoderamento feminino no esporte.
Marcas precisam seguir a cultura: por dentro dos trending topics da semana 🔥
TRENDING OF THE WEEK
Para sempre ficarmos de olho nos principais assuntos abordados na semana, igual semana passada, deixo aqui os assuntos que ficaram mais em alta segundo o Google Trends nesta última semana (top 5):
Bibi Ferreira 🎤
Clube e torneios de futuebol (Champions League, Libertadores, Borussia Dortmund)… ⚽️
Torneio de Roland Garros (tênis) 🎾
Corpus Christi 📅
Cinema 🎞
Before 👋🏻 coisas que você precisa saber
até segunda-feira que vem
antes de ir, nos conte o que achou da edição de hoje. É super importante para aprimoramos a cada semana. Clique aqui para responder
byeeeeee! 👋🏻
POWERED BY PARTNERSHIPS
