bom dia. o que você assiste, ouve, diz e as companhias que escolhe dita quem você é. esteja atento ao seu consumo e à maneira como você se expressa.
Uma fonte de inspiração para os seus conteúdos, estratégia e uma pitada de insights para sua marca. 💭
Em menos de duas semanas, o filme “Divertida Mente 2” já caminha para o seu primeiro bilhão. Aqui estão três estratégias que a Pixar usou para tornar esse lançamento um sucesso de marketing:
O filme atinge em cheio dois públicos: encanta as crianças com personagens carismáticos e coloridos, enquanto toca os adultos com camadas mais profundas que exigem uma vivência maior para serem completamente compreendidas.
Despertar a emoção é essencial na economia da atenção. Em um cenário cada vez mais saturado de conteúdo, é crucial fazer as pessoas sentirem algo. E foi exatamente isso que o filme conseguiu fazer. Ele deu vida às emoções, de forma envolvente e leve. O filme explora como cada emoção influencia as ações dos personagens, criando uma conexão genuína com o público. Com cores vibrantes e diálogos cheios de significado, "Divertida Mente" vai além de contar uma história; ele nos conduz por uma montanha-russa emocional que ressoa profundamente com a audiência.
O filme se aventurou no universo das marcas para atrair mais 👀 e alcançar pessoas além de sua base de fãs já estabelecida. Assim como a Barbie, marcas procuraram acompanhar o hype gerado pelo lançamento de filmes infantis muito esperados pelo público, catalisando o seu branding.
🩴 A Havaianas lançou um modelo exclusivo inspirado na animação, levando a diversão do mundo das emoções para os pés dos brasileiros.
📱Samsung, em collab com a Disney e Pixar, lançou uma campanha mostrando a montanha-russa emocional e as frustrações das quais as pessoas podem escapar com seus produtos.
👚 A Fanlab, marca geek da Riachuelo, trouxe uma coleção de roupas e itens de casa com ilustrações únicas inspiradas nas emoções e personagens do elenco do filme.
💅🏻A Colorama lançou nove cores de esmaltes inspiradas no filme, onde cada uma delas serve como uma expressão diferente de um sentimento.
Lá fora, também tivemos outras grandes collabs, como Uber, Airbnb, ESPN e McDonald's.
Assim, o velho e bom out-of-home (OOH) voltou com tudo. Em 2023, o OOH no 🇧🇷 cresceu 17,5%, atingindo R$ 2,5 bi e captando 10,8% do mercado publicitário.
Ele se destaca como um complemento ideal para a estratégia omnichannel de um comprador de mídia, com 73% dos consumidores seguindo uma jornada de compra omnicanal por lá Vs 7% no digital.
Mas, por que essa confiança toda em OOH? Alcançando 89% da população brasileira, leva 66% das pessoas à interagir com marcas digitalmente depois de serem impactados — um boost de 303% no alcance quando combinado com campanhas mobile/web.
O segredo desse sucesso. Imagine a cena: você está andando pela cidade, seja no carro ou elevador, e aparece uma tela gigante com imagens visuais, ela vai capturar o seu olhar. O fato é que nossa atenção dispersa rapidamente — 85% dos adultos desvia os olhos, o tempo todo, das suas telas para ver anúncios de OOH.
Um outro motivo se dá a digitalização do formato. O DOOH (Digital Out of Home), permite que as marcas se conectem de maneira dinâmica e interativa. Fora que torna ágil a atualização do conteúdo, tornando-o mais relevante para a audiência.
E a conversão? Bem, um estudo da OAAA revelam que após ver um anúncio OOH, 76% das pessoas usaram dispositivos móveis para saber mais sobre um produto, 51% buscaram mais informações sobre o anunciante e 43% realizaram uma compra online. Sim, o poder de conversão do OOH supera o dos influenciadores.
📣 A Globo incorpora as telas da Eletromidia ao seu sistema de mídia programática, Gama, oferecendo aos anunciantes uma abordagem unificada e eficaz.
📈 Vamos falar de resultados, aqui você encontra alguns cases de sucesso. Tipo como a marca Face The Future aumentou sua brand awareness em 55% em somente 10 dias.
☀️ OOH brilha no verão com o aumento dos eventos e atividades ao ar livre, oferecendo às marcas a oportunidade perfeita para captar a atenção e se conectar com o seu público.
Acontece que, algumas línguas tem mais referências de tempo no futuro, ou seja, suas palavras e ações são expressadas ao lado do tempo de quando ela irá acontecer.
Por exemplo, no inglês, para falar uma frase corretamente precisamos usar o tempo. Não podemos falar “I go to a seminar” falamos “I will go to a seminar”. Por outro lado, em línguas como o mandarim, é comum omitir o tempo futuro, dizendo "I go listen seminar" sem necessidade de marcar temporalmente a ação. O mesmo se aplica em alemão.
Esse fenômeno é conhecido como referências de tempo futuro FTR, que podem ser 'fortes' ou 'fracas'. Em línguas com uma FTR fraca, o futuro e o presente não são tão distintos, o que pode fazer com que seus falantes vejam o futuro como algo mais próximo e imediato.
Isso importa porque valorizamos a gratificação instantânea. Então, o ato de cuidar do nosso dinheiro e saúde está muitas vezes interligado na nossa capacidade de compreender que o futuro está próximo.
Planejar conteúdos e campanhas com essa ideia é game-changer. Se a linguagem influencia tanto nossas decisões, imagine o poder de uma campanha bem ajustada à maneira como seu público percebe o tempo. Ela pode nos ajudar a entender como criar um senso de urgência ou de conexão contínua com o cliente.
Então, da próxima vez que estiver desenhando aquela campanha impactante ou batendo um papo com um cliente, pense: como a linguagem pode ajudar a transformar o distante futuro em um presente irresistível? 💬
🎙️ Assista esse ted talk para entender melhor
Na última semana, rolou o VidCon 2024, o principal evento global para criadores de conteúdo. O evento juntou influenciadores, fãs e profissionais em uma série de painéis e workshops focados nas últimas trends da mídia online.
IA na criação de conteúdo: Adobe Firefly e Project Violet estão revolucionando a produção de conteúdo, facilitando a criação e garantindo autenticidade — 92,5% dos profissionais de marketing já investem em conteúdo gerado por IA.
Dicas Práticas: Use o Adobe Firefly para aprimorar a criação de conteúdo. E proteja seu conteúdo — essa iniciativa te ajuda a fazer isso.
Distribuição Multiplataforma: Distribuir conteúdo em várias social media é fundamental para ampliar o alcance e se proteger da flutuação desse mercado. Isso pode aumentar a sua visibilidade em até 60%.
Dicas Práticas: Replique seus conteúdos em várias plataformas: Youtube, TikTok, Facebook, X… E aproveite o user generated content (UGC) para ampliar alcance e melhorar o engajamento.
TikTok Shop: Ele se torna uma plataforma essencial para marcas, com vídeos curtos e transmissões ao vivo. Marcas que usam o TikTok Shop viram um aumento de 50% nas vendas, e eventos ao vivo aumentaram o engajamento em 20%.
Dicas Práticas: Crie vídeos envolventes, energéticos que mostrem seus produtos. Colabore com influenciadores para ampliar alcance e credibilidade.
Planejamento estratégico para sucesso a longo prazo: Matt e Stephanie Patrick da Theorist Inc. compartilharam como venderam sua empresa e passaram seus canais no YouTube para novos apresentadores, destacando a importância do planejamento estratégico e da construção de uma identidade de marca sustentável.
Dicas Práticas: Planeje sua estratégia de saída pensando no fim desde o início. Mantenha seu público informado durante as transições para preservar a lealdade.
Came for Rhode, Stayed for Venroy. Na fila da pop-up de Rhode, homens sem camisa distribuíam água e brindes para as mulheres, pegando toda a atenção. O vídeo dessa jogada de Venroy bombou no TikTok com +700k views e +100k de likes.
Gen Z define padrões. A #CLTPremium viralizou no TikTok com jovens mostrando que seus benefícios de VA e VR superam o salário mínimo, permitindo gastos desde restaurantes à produtos de beleza, destacando o desejo de viver e não só sobreviver.
Influs vão competir com agências? Cansadas de conteúdos “blogueirinha” tradicionais e interruptivos, influenciadores como @biazuquim, @leleburnier e @reisrodrigues se destacam ao criarem suas próprias campanhas com foco em audiovisual de qualidade.
Não sabe como medir o impacto? Seja criativo. A JCDecaux mostrou que a mídia OOH ainda é poderosa, promovendo no metrô de Madri o perfil de uma senhora de 100 anos com 28 seguidores. Resultado? Ela saltou para 10.000 seguidores e 1.5MM de views.
Brinquedos do futuro, hoje. Toys 'R' Us trouxe uma campanha totalmente criada por IA. A produção dividiu opiniões com sua abordagem inovadora e um tanto 'creepy'. Resultado? Gerou um debate sobre o futuro do cinema digital e muitas views.
Um jornal com cheiro? A Swiggy Instamart, uma plataforma mercado online na Índia, celebrou a chegada da temporada de mangas se juntando ao jornal The Times of India pra estampar na 1ª página não só imagens de manga, mas também a fragrância da fruta.
Que tal vazar dados confidenciais? A Charlotte Tilbury simulou isso em sua campanha de email marketing, relevando detalhes de lançamento secreto. Mas era estratégia: todos receberam o email, ainda com um link pra se inscrever e descobrir a novidade 1ª mão.
Para sempre ficarmos de olho nos principais assuntos abordados na semana, deixamos aqui os assuntos que ficaram mais em alta segundo o Google Trends nesta última semana (top 5):
Times de futebol (Paraguaia, Costarriquenha, Brasil…) ⚽️
Maconha (plantas) 🍃
Quina (loteria) 🤑
Copa América (campeonato) 🏟️
Divertida Mente 2 🍿
🗃️ Curadores de conteúdos. Curadores humanos surgem como uma alternativa aos algoritmos, trazendo recomendações humanas, detalhadas e passadas de boca a boca, numa volta nostálgica aos tempos dos atendentes da Blockbuster, livreiros e DJs de rádio.
📄 Será que existe uma fórmula para o sucesso no marketing? A CMO da E.l.f. Cosmetics acredita que sim e a resume em cinco Cs: curiosidade, coragem, criatividade, convicção e comunidade. Ela compartilha a receita nesse podcast, um queridinho do estagiário.
📰 Ads ou subscription? Faz um ano que o Time removeu seu paywall — um dos poucos veículos a fazer isso. Desde então, a editora viu um aumento na receita de publicidade e uma estabilização no tráfego, mesmo com a evaporação dos assinantes digitais.
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